Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Estou em período de experiência há um mês em uma empresa, e trabalho como analista de credito.

A empresa exige todos os dados e informações para a concessão de credito, mas é alto o número de inadimplência da empresa. E teremos um encontro (fórum) com todos os gerentes, onde meu departamento terá que dar uma palestra sobre o setor.

Não tenho experiência no assunto, gostaria que me ajudassem com algumas sugestões de como me organizar para esta palestra, que assuntos abordar.

Respostas (1)

Pelo que pude entender, como sua empresa está com alto nível de inadimplência, o objetivo dessa apresentação será demonstrar os números do seu trabalho e sugerir soluções para redução.

- Você poderia apresentar os números de analise de crédito mensal com percentuais (quantidade de aprovados, reprovados, inativados) com um mapa da área onde tem mais clientes reprovados, podendo assim elaborar politicas específicas.

- Sugerir redução no tempo de reavaliação de crédito do cliente, podendo assim dar mais crédito ao bom pagador e evitar a criação de inadimplentes.

- Implantação de um serviço de monitoramento de crédito de uma empresa especializada. Onde seus clientes ficaram sendo monitorados quanto seu crédito no mercado, e você será avisado quando o cliente começar a receber avisos de nagativação. Podendo fazer um trabalho preventivo de concessão de crédito.

- Curso de treinamento para os analistas: para identificarem falsificações e fraudes.

Poderia dar várias sugestões, mas preciso de mais informações sobre a sua política de analise de crédito para uma melhor avaliação.

Espero ter ajudado.

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.