Junte-se a 133.143 pessoas

Entre gratuitamente na Lista de E-mail para receber conteúdos exclusivos

Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.
  1. Crédito
  2. 2014-06-11
  3.  Assinar via e-mail
Olá, boa tarde! Preciso aprovar o cadastramento de um novo fornecedor, que informações devo colher e como analisa-lo? Cláudio Luiz de Sousa
Resposta Aceita
Resposta Aceita Pending Moderation
Olá Cláudio, bom dia! Depende de qual é a área da empresa que você trabalha ou gerencia. O que devemos fazer primeiramente é analisar se os produtos fabricados e/ou distribuídos tem procedência, ou seja, está devidamente licenciado? É aprovado pelas normas técnicas? Os documentos básicos que devem ser consultados são: • Cartão CNPJ junto a receita federal • Inscrição estadual (via SINTEGRA) • CRF- Certidão do FGTS junto a caixa • CND- Certidão negativa de débitos e tributos • Serasa (é importante para saber se a empresa tem capacidade financeira de entregar os produtos que fabrica no prazo acordado) • Alvará de funcionamento e localização (obrigatório para todas as empresas em território nacional) Os documentos complementares vão de acordo com o ramo do fornecedor, por exemplo: Empresas de material médico: deve ter licença sanitária local, responsável técnico e autorização da ANVISA, Produtos químicos: licença ambiental, sanitária e responsável técnico. Produtos agropecuários: deve estar licenciado junto ao ministério da agricultura e etc... O exposto trata de documentos básicos e podem ser aprimorados ao longo do tempo, lembrando que a maioria tem validade expressa. Espero ter ajudado, Att, Thiago Fernandes Nogueira Especialista em Crédito e Gestão de Risco

Envie sua Resposta

Voltar ao Topo