Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Gostaria de saber se alguém tem material quanto a análise de crédito de PRODUTOR RURAL: Proposta de limite, limites de crédito, condições de Análises, enfim qualquer material voltado ao agricultor.

Respostas (7)

Willian,
Em minha empresa avaliamos o cliente obtendo informações precisas sobre:
- a propriedade;
- quantidade de hectares plantados;
- benefícios na propriedade, como casas;
- máquinas;
- carros.

Também colhemos referências em outras empresas do mesmo ramo, além da consulta no SPC. A visita de um técnico à propriedade para uma análise das necessidades da lavoura também pode ser aproveitada para análise da condição financeira do cliente.
Espero tê-lo ajudado.
Para agregar informações na sua análise, acesse os sites e pesquise:

http://www.agrov.com
http://www.embrapa.br
http://www.agricultura .gov.br
Todas as informações acima são de grande valia para a análise de crédito, ressaltando que a consulta ao Serasa e aos bancos em que o produtor mantém conta são muito importantes, vale atentar para o fato de que no seu Estado a situação deve ser analisada com muito rigor, haja vista, a situação econômica que se encontram os agricultores, cumulado ainda com decisões judiciais em que proibiram as penhoras dos produtos objetos da agricultura.

Abraços
Cada empresa, dependendo de seu segmento, tem um sistema de definir o crédito para o cliente.
No agro-negócio alguém tem um manual de credito pronto?

Aguardo.
Além dos documentos e das informações que todos citaram, na empresa onde trabalho, também solicitamos o último IR para análise do patrimônio declarado.
Bom dia a todos.
Preciso de uma orientação:

Tenho experiência na área de crédito, porém em empresas varejistas e prestadoras de serviço.

Estou recentemente em uma empresa, cuja área de atuação é o rural, e está desmembrando das empresas do grupo (é como se estivesse começando agora!!!).

Preciso de uma orientação quanto à questão de implantação de uma Política de Crédito para PF e PJ e a questão das Garantias (Fiança, Penhor Rural, Carta de Confissão de Dívida, etc).

Aguardo retorno,

Alethéa
Alethea Bom Dia !

Trabalhei alguns anos nesta área de crédito ao setor rural, especificamente pecuaristas PF. O que aconselho primeiramente é você elaborar uma política se resguardando da documentação que deverá ser apresentada, depois disso, relacionar todos os seus clientes e seus acúmulos e verificar o score de cada um deles e se forem muitos pelo menos na sua curva ABC os principais.
E também ver no seu dia a dia quais pontos que atrapalham e que podem ser resolvidos a partir do momento que voce colocar no papel uma regra.
Importante levantar os tópicos de conversar com alguém do comercial, pois tudo o que voce decidir na politica, vai implicar diretamente na rotina deles e por isso é importante é você não criar um desconforto entre os departamento.
Qualquer duvida estou a disposição.
Boa Sorte !

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma respostaVocê precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.