Junte-se a 132.482 pessoas

Entre gratuitamente na Lista de E-mail para receber conteúdos exclusivos

Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.
  1. Crédito
  2. 2002-03-20
  3.  Assinar via e-mail
Algum cliente já tentou lhe impor um pagamento com cheque?
Resposta Aceita
Resposta Aceita Pending Moderation
Em primeiro lugar, entendo que o cheque só é pagamento à vista na boca do caixa e, se o emitente tiver saldo. O Banco, que cadastra e autoriza o seu cliente a usar o cheque, deveria garantir o pagamento, mesmo que sem fundos e cobrar do seu cliente o valor devido. Aí sim, o cheque poderia ser tratado como pagamento à vista. Quanto ao não recebimento de cheques, há um respaldo legal na Constituição Federal, onde cita, que o cidadão não é obrigado a fazer ou deixar de fazer algo, senão por força da lei. Como não existe lei que obrigue o recebimento de cheques, o credor tem direito da recusa, uma vez que cheque é uma transação de risco (promessa de pagamento). Para que não haja problemas de constrangimentos, tanto alegado pelos clientes, é de suma importância, colocar avisos em pontos estratégicos do estabelecimento, afirmando que não aceita cheques. O ideal seria, que todos entrassem no site do BACEN e exigissem que os Bancos garantissem o pagamento do cheque e cobrassem o prejuízo do seu cliente. A união faz a força. O que move o Brasil é o comércio. Sem vendas, não há produção. Sem produção, não há investimentos. Sem investimentos, não há circulação de dinheiro. Sem circulação de dinheiro, os Bancos vão para o fundo do poço. O DESEMPREGO AUMENTA. Com a garantia do cheque, as vendas aumentariam, o comércio compraria mais e a produção aumentaria. MAIS EMPREGO.
Resposta Aceita Pending Moderation
SIM, ALEGANDO QUE O CHEQUE É ORDEM DE PAGAMENTO A VISTA.
  1. 2003-10-28
  2. Crédito
Resposta Aceita Pending Moderation
Não. No Brasil somente cédula e moeda têm força de aceitação, ou seja, CURSO FORÇADO.
  1. 2005-05-11
  2. Crédito
Resposta Aceita Pending Moderation
Essa informação de que nenhuma empresa ou pessoa é obrigada a receber cheque eu já sabia. Porém, vale salientar que isso é uma rotina no nosso dia-a-dia. Como na maioria das vezes as pessoas não estão bem informadas, o ideal é ter em mãos uma cópia da lei para apresentar no caso de uma discussão. Vale salientar, também, que é importante o credor dispor de empresa que forneça informações ou consultas de créditos, para que não sejam desperdiçados bons clientes por se tratar da primeira compra.
  1. 2005-09-12
  2. Crédito
Resposta Aceita Pending Moderation
Onde acho a lei que me garante o direito de não aceitar cheques?
  1. 2006-03-27
  2. Crédito
Resposta Aceita Pending Moderation
Sim, Já! O cliente fez ainda questão de entrar com uma ação no Juizado especial de Pequenas causas alegando a mesma informação: ‘...cheque é ordem de pagamento à vista...’. Sempre fizemos questão de expor através de banner’s e demais afixações no interior de nossas lojas a mensagem ‘não aceitamos cheques", qual foi a nossa defesa junto a este Juizado de nossa comarca. Apresentei diversas fotos da comunicação da recusa de recebimento de cheques e, o Juiz solicitou à autora do processo que confirmasse ter visto ou não tais dizeres. Na afirmativa da autora o juiz sentenciou em nosso favor!
  1. 2007-08-14
  2. Crédito
Resposta Aceita Pending Moderation
Apesar de muitos discordarem. Cheque, pela legislação vigente, é uma ordem de pagamento à vista. Isto é fato e não há como ser questionado. Uma outra questão trata-se do seu recebimento ou não. Neste caso, a caracterização do cheque pouco importa, o que irá prevalecer é a lei aplicada às práticas comerciais, ou seja, consulte preferencialmente o Código de Defesa do Consumidor e veja em qual artigo se aplica. A priori o comércio não é obrigado a receber cheques, desde que torne pública esta prática, divulgando através de cartazes, imprensa, etc. Desta forma estará resguardado de qualquer problema jurídico.
  1. 2007-08-16
  2. Crédito
Resposta Aceita Pending Moderation
Eu concordo que não é obrigado a receber pagamento com cheque, desde que não esteja "expresso" no estabelecimento que eles (o estabelecimento) aceitam o pagamento com cheque, pois, se estiver um "cartaz" (aviso) dizendo que ali, naquele local, aceita pagamento com cheque e quando determinada pessoa chegar para pagar, e eles não aceitarem, acho que isso seria incorreto, pois estariam descriminando, aceitando de uns e de outros não. Se aceita de um, tem que aceitar de todos. Agora, caso o estabelecimento não esteja falando nada a respeito de pagamento com cheque, aí não será obrigado a aceitar tal pagamento. Isso seria uma forma correta (como consumidor)???
  1. 2007-10-02
  2. Crédito
Resposta Aceita Pending Moderation
Gostaria de saber onde encontrar a lei que não me obriga e receber cheques.
  1. 2008-03-15
  2. Crédito
Resposta Aceita Pending Moderation
O cliente simplesmente queria pagar com cheque, disse à ele que não aceitávamos cheque, ele deixo a mercadoria e disse que iria ao Procon. Até hoje estou esperando...
  1. 2009-03-31
  2. Crédito
Resposta Aceita Pending Moderation
Sim. Mas, respondi ao cliente que cheque não é dinheiro, e sim, uma promessa de pagamento futuro, ou seja, pode ser quebrada a qualquer momento.
  1. 2009-04-30
  2. Crédito
  • Página :
  • 1

Envie sua Resposta

Voltar ao Topo