Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

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Boa tarde amigos!

Gostaríamos de saber se podem nos ajudar com uma dúvida.

Recentemente, quando não conseguimos mais falar com nossos devedores, nos números telefônicos que até então eles tinham, passamos a localizar os devedores no Facebook e adicioná-los.

Porém, quando os mesmo não aceitam o convite, temos adicionado parentes e amigos dos mesmo, onde alguns aceitam nossos convites, e pedimos para estes conhecidos do devedor o contato telefônico atual deles, sem jamais informar o motivo. Dizemos apenas que a pessoa é nosso cliente, e que infelizmente não estamos conseguindo mais falar com ela.

Ocorre que muitas das vezes a pessoa que contatamos acaba comentando com o devedor que mantivemos contato com ela pelo Facebook, sobre o telefone dele, e isto em algumas vezes tem ajudado a voltarmos a contatar o devedor, porém vez ou outra o devedor fica irado por estarmos utilizando seus amigos para conseguirmos seu contato, lembrando que jamais mencionamos o motivo.

A questão é: esta situação pode gerar problemas judiciais para a nossa empresa?

Resposta Aceita

Olá, Marcelo!

Tudo bem?!

É evidente que você está andando no limite entre agir com DISCRIÇÃO e ser INVASIVO.

O que vai definir se esse procedimento que você está usando é realmente abusivo ou não é simplesmente o "olho" do Juiz para o caso concreto.

Mas, mesmo que falem por aí que "da cabeça de juiz pode sair qualquer coisa", esta situação que você relata vai ser facilmente caracterizada como abusiva, porque vai ter a reclamação do devedor reforçada pelo testemunho do amigo ou parente que foi abordado pela rede social.

Então, a resposta é sim. Esta situação pode sim gerar problemas judiciais para a sua empresa.

Mas, o ponto a ser considerado é qual é o tamanho do risco e qual é o tamanho do benefício de usarmos essa estratégia? Pense nisso.

Mesmo fazendo tudo certinho alguns devedores vão entrar na justiça e pedir indenização, e mesmo que você esteja certo, o juízo pode acabar decidindo a favor do devedor. Esse é o "risco do negócio".

Depois conta pra gente que solução você encontrou.

Grande abraço!

Dr. Denis Siqueira
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Respostas (1)

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