Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Quando um cliente paga um boleto registrado sem juros pela internet de que é a responsabilidade?
Do banco que recebeu sem juros, do cliente que agiu de ma fé ou da empresa que concedeu
essa brecha.

Resposta Aceita

Olá, Andreza!

Quando o devedor não paga os juros do boleto, a responsabilidade é do Banco que você contratou para fazer a cobrança bancária.

O que você precisa fazer é exigir do banco o crédito desse juros e multa que não foram cobrados do devedor.

Para exigir esse ressarcimento, basta você identificar esse pagamento do boleto bancário (em atraso e sem juros) e enviar uma solicitação formal para o seu gerente.

Na década de 90 eu chamava esse procedimento de Carta de Juros, porque era uma carta que o credor enviava para o seu gerente, responsável pela sua conta de cobrança, exigindo o crédito dos valores correspondentes a juros e multa que não foram cobrados no momento da liquidação do boleto em atraso.

Hoje pode ser usado outro nome para essa solicitação, como por exemplo, Reembolso de Juros, mas, no final das contas, depois de tantos anos, o problema se resolve da mesma forma: responsabilizando o banco que foi contratado para realizar a cobrança.

Mesmo com as mudanças no sistema de cobrança bancária os devedores sempre encontram uma forma de burlar o pagamento de juros.

Depois de fazer o seu ressarcimento, o banco vai debitar a agência cobradora ou o próprio cliente ou ainda o outro banco que tenha recebido o boleto fraudado ou adulterado.

A agência cobradora ou o outro banco que foi debitado, vai se encarregar de responsabilizar o cliente por esse pagamento (o cliente é o responsável final).

Mesmo que seu banco não consiga debitar o responsável originário, o ressarcimento vai ter que ser realizado, porque em última instância é o seu banco quem tem que se responsabilizar por esse recebimento. Essa é a finalidade do serviço para o qual o banco foi contratado.

Pergunte ao seu gerente quais informações você precisa colocar na carta de juros, certamente ele já tem um modelo pronto para te passar.

Cobrança de Juros é um assunto que estudamos no Curso Avançado de Cobrança e Recuperação de Créditos.

Conheça o curso completo acessando Esse Link


Grande abraço!

Dr. Denis Siqueira
Conheça também os meus cursos online:
https://www.creditoecobranca.com/images/banners/curso-avancado-de-cobranca-120.png https://www.creditoecobranca.com/images/banners/curso-formacao-de-analistas-de-credito-120.png

Respostas (1)

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.