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Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.
  1. Cobrança
  2. 2006-03-10
  3.  Assinar via e-mail
Gostaria de saber que ferramentas poderia utilizar pra tentar reduzir o índice de inadimplência?
Resposta Aceita Pending Moderation
No meu ponto de vista a melhor ferramenta para redução do índice de inadimplência é o telefone, a cobrança diária, envolvimento do departamento Comercial e dependendo do valor visitar o cliente.
Para que este índice não aumente a minha sugestão é que o crédito seja mais seletivo.

Um abraço e espero ter contribuído.

Boa sorte.

Ronald
  1. 2006-03-29
  2. Cobrança
Resposta Aceita Pending Moderation
Concordo com o Ronald, uma analise de credito mais seletiva e a responsabilidade pelo depto comercial ajudam bastante. Uma outra boa dica é contratação de uma empresa de cobrança, pois intensifica a cobrança e dependendo da comissão você consegue receber o principal e as vezes até os juros e despesas.
  1. 2006-04-13
  2. Cobrança
Resposta Aceita Pending Moderation
Concordo com as opiniões dadas anteriormente, ou seja, é de extrema importância o comprometimento da área comercial, existindo o pagamento de comissão, essa só deverá ser paga quando do adimplemento da operação. O envio de títulos para escritórios de cobrança é uma ótima idéia, porém, com algumas ressalvas, tem que atentar à formalização do Contrato de Prestação de Serviços junto a esse escritório.
  1. 2006-05-08
  2. Cobrança
Resposta Aceita Pending Moderation
A Parceria entre o Comercial e o Adm Credito e Cobrança é muito importante e dificilmente funcionam se forem independentes.
A melhor cobrança é cara a cara com o cliente.

Obrigada,
  1. 2006-05-10
  2. Cobrança
Resposta Aceita Pending Moderation
Em relação ao vinculamento das comissões ao adimplemento não há nenhuma restrição legal??
  1. 2006-08-16
  2. Cobrança
Resposta Aceita Pending Moderation
O que fazer, se o índice de inadimplência estiver muito alto??
  1. 2006-09-12
  2. Cobrança
Resposta Aceita Pending Moderation
Trabalho no departamento de cobrança, e estou com um grande número de cheques parados, estamos com vários para protestos, mas antes disso, necessitamos de algo para recuperar pelo menos metade.

Por favor, compartilhem seus conhecimentos comigo, para eu conseguir uma solução

Sucesso a todos e muita paz!
  1. 2008-04-16
  2. Cobrança
Resposta Aceita Pending Moderation
Olá pessoal amei este site, e sempre bom trocar idéias. Gostaria de saber se podem me ajudar.

Trabalho em uma clinica odontológica aonde as pessoas podem parcelar seu tratamento odontológico em ate 6x no carnê próprio da clínica. Infelizmente existem tratamentos que terminam antes que as 6x do pagamento seja liquidada. Mas, enfim mês passado tivemos uma inadimplência alta para a clínica e, preciso reaver todos os nossos conceitos. Gostaria de saber se vocês tem algumas idéias. Todos os pacientes consulto SPC, antes de fechar o contrato, estando tudo OK, é liberado.

Tenho uma inadimplência alta de 40% do faturamento. como posso estar cobrando esses inadimplentes e me assegurando daqui pra frente de bons pagadores? Ou melhor, diminuindo esta inadimplência?
Aguardo idéias.

Desde já agradeço

Mônica
  1. 2008-07-09
  2. Cobrança
Resposta Aceita Pending Moderation
Bom dia Srs,

Trabalho em uma industria calçadista no noroeste paulista e gostaria de mais informações sobre como podemos conseguir redução de inadimplência em nossa carteira.
Quaiss são as principais ações?
Qual a prospecção para os próximos 12 meses devido a atual crise financeira mundial levando em consideração que os lojistas serão os mais afetados (nossos clientes). Nossa movimentação são 1000 por dia enviados aos bancos para cobrança.

Aguardo resposta.

Mirian Matsumoto
Gislene Pedra
Ethiana Segantin
  1. 2008-11-18
  2. Cobrança
Resposta Aceita Pending Moderation
Reduzir a inadimplência com débitos já existentes requer intensificar cobrança e aumentar a política de aprovação de crédito para os futuros créditos.
  1. 2008-12-03
  2. Cobrança
Resposta Aceita Pending Moderation
Intensificar a cobrança para os débitos já existentes através de um controle profissional, com agilidade na recuperação de crédito, com um software de cobrança que consiga atender todas as etapas de cobrança extrajudicial e judicial, além de um bom software de localização de inadimplentes.

Maurício Fernandes da Cunha
  1. 2009-01-12
  2. Cobrança
Resposta Aceita Pending Moderation
Prezados, os instrumentos de cobrança são muitos, porém dependem de uma séries de situações, exemplo:

Telefone ==> Maior agilidade e maior retorno financeiro;
Carta ==> Retorno médio para baixo, porém com a Lei do consumidor nos deixa mais alicerçados no que concerne a problemas legais futuros (Ex. Registro no SPC ou em qualquer outro cadastro de inadimplentes)
Local ==> Cobrança que possui maior custo, porém costuma ser o instrumento definitivo para ação jurídica ou lançamento em perdas;
Empresa de cobrança ==> As empresas credoras precisam entender o que este segmento do mercado pode oferecer, pois o custo de montagem de um departamento de Cobrança é alto e estas empresas são as aliadas no binômio custo x resultado. É óbvio que o contrato com qualquer terceirizado deve ser muito bem analisado.

Qualquer dúvidas, estou a disposição, pois trabalho nessa área a mais de 25 anos e sou palestrante nas áreas de Crédito e Cobrança.
  1. 2009-01-13
  2. Cobrança
Resposta Aceita Pending Moderation
Trabalho no departamento de cobrança, e estou com um grande número de cheques parados, estamos com vários para protestos, mas antes disso, necessitamos de algo para recuperar pelo menos metade.

Por favor, compartilhem seus conhecimentos comigo, para eu conseguir uma solução

Sucesso a todos e muita paz!

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Cheques devolvidos são complicados, porém já estive com esse problema e sei bem como é.

Em primeiro lugar os cheques devolvidos por alínea 12 bloqueiam a conta do cliente, ou seja, em uma cobrança por telefone é importante você conversar com o cliente, tentar convencer ele de que é importante regularizar a conta.
Existem também os demais cheques como os alíneas 21 estes são mais complicados pois se o cliente cancelou este cheque provavelmente porque não estava satisfeito com algo na negociação, neste caso, o importante é questionar qual o motivo dele ter feito a sustação, explicar o porque ele estava errado e combinar algo para pagamento do cheque.
É importante também ser flexível, sentir a capacidade do cliente e negociar com ele algo que não fuja da sua realidade, sem é lógico, prorrogar muito a pendência.
Não costumo utilizar cobrança terceirizada, porém é uma saída, porém um pouco lenta e quando os valores não são altos as taxas não compensam.
Muito mais fácil receber um protesto que um cheque, por isso, o mais interessante é restringir a carteira de clientes que pagam em cheque, deixando apenas os mais antigos e confiáveis, sempre analisar o cheque e sempre monitorar a conta, para que o contato seja feito no mesmo dia que o cheque voltar.

Espero ter ajudado.
  1. 2009-01-16
  2. Cobrança
Resposta Aceita Pending Moderation
Trabalho em uma clinica odontológica aonde as pessoas podem parcelar seu tratamento odontológico em ate 6x no carnê próprio da clínica. Infelizmente existem tratamentos que terminam antes que as 6x do pagamento seja liquidada. Mas, enfim mês passado tivemos uma inadimplência alta para a clínica e, preciso reaver todos os nossos conceitos. Gostaria de saber se vocês tem algumas idéias. Todos os pacientes consulto SPC, antes de fechar o contrato, estando tudo OK, é liberado.

Tenho uma inadimplência alta de 40% do faturamento. como posso estar cobrando esses inadimplentes e me assegurando daqui pra frente de bons pagadores? Ou melhor, diminuindo esta inadimplência?
Aguardo idéias.

Desde já agradeço

Mônica

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Mônica,

Realmente está situação é comum no mercado.
Porém muito dos problemas podem ser resolvidos com um Contrato de Prestação de Serviço.
A assinatura deste contrato obriga o cliente a pagar o serviço, desde que ele tenha sido realizado. Isso cria uma ótima ferramenta judicial e argumentativa.
Outra medida interessante no seu caso, creio que seja a análise do custo do serviço. Quanto custa o serviço X (somando materiais, mão de obra) este valor deve ser o da entrada do cliente, ou seja, se algum problema futuro acontecer o risco é apenas o lucro.
Como a inadimplência está bem alta o ideal é ter um funcionário só para recuperar este valor. Levantar todos os casos 1 a 1 e começar do mais atual para o mais antigo, cobrando todos os dias e anotando toda a conversa para utilizar de argumento, parcelar novamente os pagamentos, tentar outra forma de pagamento que o cliente tenha.
Provavelmente você receba este valores, porém vai ser bem desgastante, pois só cobrando todo dia é que se tem resultado.

Espero ter ajudado
  1. 2009-01-16
  2. Cobrança
Resposta Aceita Pending Moderation
Bom dia Srs,

Trabalho em uma industria calçadista no noroeste paulista e gostaria de mais informações sobre como podemos conseguir redução de inadimplência em nossa carteira.
Quais são as principais ações?
Qual a prospecção para os próximos 12 meses devido a atual crise financeira mundial levando em consideração que os lojistas serão os mais afetados (nossos clientes). Nossa movimentação são 1000 por dia enviados aos bancos para cobrança.

Aguardo resposta.

Mirian Matsumoto
Gislene Pedra
Ethiana Segantin

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Nada boa pessoal,

Quanto a redução das antigas, o ideal é ter funcionários voltados só para está área. Cobrança todos os dias e capacidade de negociação (parcelamento, duplicatas de terceiro).
Quanto à carteira de cliente já existentes, o começo do ano exige uma reanalise. Dados dos clientes, Balanços de 2008, análise do mercado, tudo que aponte prováveis problemas.
Quanto à crise, os meses de Fev. Mar. e Abril serão muito complicados. Restringir o crédito, exigir entradas nas compras são ideais nessa época. Uma cobrança preventiva também é muito eficaz, entrar em contato com o cliente antes do vencimento, ou no dia do vencimento, ver se a programação vai ser efetivada, se está tudo OK com o serviço/ mercadoria entregue, e sempre manter um contato para não ser surpreendido mais pra frente.

Espero ter ajudado
  1. 2009-01-16
  2. Cobrança
Resposta Aceita Pending Moderation
Além da cobrança administrativa (interna), é interessante fazer parceria com empresa especializada em cobrança que possua tecnologia para acompanhamento em tempo real da carteira de cobrança, assim como, procedimentos operacionais (principalmente cobrança pessoal) eficientes, trazendo não apenas o valor da cobrança mas muitas vezes a própria recuperação do cliente (devedor).
  1. 2009-08-02
  2. Cobrança
Resposta Aceita Pending Moderation
Hoje em dia, nome no SPC não assusta muito o inadimplente que acaba comprando em nome - até então limpo - de um parente que por sua vez, acaba indo parar no cadastro dos devedores por culpa de ter ajudado um parente.

Gostei de ver algumas idéias acima com as quais concordo integralmente. Mas, em nossa empresa, adotamos uma que, pelo visto, é pouco conhecida: é a cobrança judicial pelas vias da justiça arbitral.

É um processo igual ao que se leva para o fórum, só que com algumas diferenças: umas boas e outras não tão boas. Cada caso é um caso.

Para nós, em média de 2 meses a ação chega ao fim com a quitação ou um acordo feito pelo devedor, ou uma sentença dada pelo juiz. Com esta sentença, pedimos a penhora de bens do devedor ou a sua insolvência, caso não tenha bens.

Quando chega neste ponto, o devedor vê que a situação ficou séria e acaba pagando, salvo raras situações em que são casos insolúveis mesmo.

Espero ter somado minha modesta sugestão com as dos colegas que me antecederam.

Abraços,

Carlos
  1. 2009-08-10
  2. Cobrança
Resposta Aceita Pending Moderation
Para a redução da inadimplência você deve fazer uma análise de crédito bem aprofundada, para ter uma referência comercial adequada, quando fazer o cadastro vender primeiramente à vista, uma ou até três compras, para poder ter noção do potencial do cliente, normalmente o valor que ele comprar a vista o mesmo vai comprar duas ou três vezes mais esse valor à prazo, depois você dar um prazo curto e com um limite pequeno, e explica para o cliente que o prazo dele e o limite para compras pode ser aumentado conforme o histórico dele de pagamento, ou seja, se paga em dias o limite e o prazo aumenta, se atrasa o limite cai, podendo perder até o prazo, e voltar a comprar a vista, implante um sistema de trabalho e siga a risca, nunca abra exceção, o sucesso disso depende muito da organização.

Lembre-se: empresa não tem coração, tem CNPJ!
  1. 2010-02-02
  2. Cobrança
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