Junte-se a 133.639 pessoas

Entre gratuitamente na Lista de E-mail para receber conteúdos exclusivos

Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.
  1. Cobrança
  2. 2014-06-24
  3.  Assinar via e-mail
Caríssimos colegas de profissão, com quantos dias de cobrança vocês arquivam uma cobrança?

Logicamente que quando já se exauriu todos os bancos de dados e o devedor não é localizado de forma alguma já se providencia o arquivamento.

Mas e quando a cobrança já alcançou 90 dias ou mais e o devedor atende o telefone as vezes, já está negativado, e o mesmo só enrola nas ligações! Vale a pena já arquivar?

Abraço!
Resposta Aceita Pending Moderation
Prezado Daniel, boa tarde!

Particularmente, acredito que devemos insistir em uma cobrança até a última instância, que é a prescrição da mesma.

Para pessoa jurídica, devemos analisar diversos pontos, alguns deles são: situação da empresa no momento da concessão de crédito, se ainda resta algum patrimônio, situação fiscal em relação a tributos, fgts e valor da dívida versus custos de cobrança, se o valor for “irrisório” coloca-se para recebimento, mas não como prioridade, lógico que devemos apresentar resultados e podemos perder muito tempo com casos supostamente “perdidos”.
Outra situação é o ajuizamento da dívida, analisando todos os critérios acima e se o valor compensar, o faça antes da prescrição, ou seja, 60 meses.

Para pessoa física vale a pena verificar as dívidas da pessoa com outras empresas/instituições financeiras e avaliar o comportamento, visto que não temos tantas ferramentas para PF dificulta um pouco, porém, recomendo criar uma política para que os valores com cobrança não ultrapassem o valor da dívida e acabe gerando um prejuízo ainda maior, definindo os parâmetros pode se ter uma média de dias para arquivar cada caso.

Quando o devedor atende as ligações, mesmo que as vezes, existe uma pequena esperança, digo por experiência própria, já recuperei débitos com 4 anos vencidos e analisando caso a caso percebi que as pessoas em geral não tem paciência em atender as ligações e ficar ouvindo o script se não terá como pagar naquele momento, neste caso, os e-mail`s e cartas de cobrança podem ser muito mais vantajosos, porém, se o valor for expressivo ou qualquer operação com garantia de crédito, não perca tempo e efetue as cobranças extrajudiciais até o efetivo ajuizamento.

Espero ter ajudado,

Att,
Thiago Fernandes Nogueira
Especialista em Crédito e Gestão de Risco
  1. 2014-06-26
  2. Cobrança
  • Página :
  • 1

Envie sua Resposta

Voltar ao Topo