Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

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Gostaria que me orientassem quanto à solicitação para ação judicial.

Situação:
Cliente que não faz acordo de forma amigável e já esgotamos todo nosso processo de tele-cobrança.
Qual procedimento devo tomar? Que ação judicial solicito ao setor jurídico? Me dê exemplos do que eu posso estar realizando em meu trabalho.

Respostas (3)

Gislei,
esgotadas as tentativas de cobrança amigável, terás que protestar ou notificar os devedores.
Após protestado ou notificado, que você irá solicitar ao jurídico a execução dos devedores.
O tipo de ação será conforme o produto ou serviço e a forma da venda.
Como bem respondido anteriormente, o tipo de ação dependerá do tipo de contrato assinado, se tem ou não garantia. Mas, vale ressaltar que o ajuizamento de ação é uma forma bastante onerosa e dependendo do valor, ticket devido, não valerá a pena. Negativação e Campanhas fortes de descontos pode evitar esse tipo de custo.
Estou com um cheque com data de emissão de 08/07/08, foi devolvido em 16/11/08 e 21/11/08, como devo fazer para entrar com uma ação? Seria ação de cobrança ou de execução?

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