Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.
  1. Cobrança
  2. Quinta, 25 Março 2010
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Trabalho no setor de cobrança de uma grande empresa do Estado do Rio de janeiro.

E pretendemos utilizar o serviço de inclusão de pendências financeiras junto ao Serasa ou SPC, de forma à negativar o cliente que esteja inadimplente conosco.

No entanto, estamos tentando identificar em qual perfil de cliente pessoa física é mais eficiente o Serasa e o SPC, considerando o valor da dívida, a região geográfica, a idade do cliente, etc.

No momento que identificarmos qual entidade é mais eficaz em cada grupo estabelecido, só iremos negativar o documento naquela entidade de proteção ao crédito.

Alguém possui alguma informação sobre este assunto, que possa nos ajudar?
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Olá!

No tratamento de Pessoa Física, o SPC é o que da um melhor retorno (Atuo em toda região SUL).

SPC tem maior abrangência no comércio propriamente dito. O Serasa / protesto normalmente é consultado apenas em compras de valor agregado maior ou financiamentos/ bancos. Já o SPC é consultado em quase todas as compras, inclusive com Cheque.

No caso de Pessoa Jurídica, indiscutivelmente é o Serasa.

Espero ter ajudado.
  1. mais de um mês atrás
  2. Cobrança
Resposta Aceita Pending Moderation
Boa tarde!

No caso de pessoa física, o melhor é SPC, pois é usado em lojas e outros segmentos em que a pessoa física necessita de crédito para o dia-a-dia. Já o Serasa é mais indicado para pessoa jurídica, pois trabalha mais com bancos.

Espero ter ajudado!
  1. mais de um mês atrás
  2. Cobrança
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Tanto o Serasa quanto SPC são eficientes, porém, você terá que verificar o perfil do seu cliente, se for um cliente que compra em lojas, sugiro negativar no SPC, porém se utiliza bancos e compra em indústrias, o Serasa será mais eficiente neste caso.
  1. mais de um mês atrás
  2. Cobrança
Resposta Aceita Pending Moderation
Eu na sua situação avaliaria o perfil de meu cliente.

Se for pessoa física que não trabalhe com banco, com perfil de cidade do interior onde usam muito carnê, notas promissórias (que apesar de ter valor de protesto geralmente quem trabalha com ela no mercado não utiliza de todo recurso que as notas promissórias podem trazer de retorno), sugiro que trabalhe com SPC, que é regional com um custo mais baixo, mas, que também pode ser nacional.

Agora, se sua atuação for em uma cidade onde os trâmites com cartão de crédito, cheque e outros meios que agilizam o sistema comercial hoje empregado, sugiro que utilize o Serasa.
  1. mais de um mês atrás
  2. Cobrança
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A SERASA – em operação desde 1968 – Portanto, uma SENHORA de 42 anos.

É uma empresa qualificada em análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios, por meio de acordos com as principais empresas de informações de todos os continentes. Ela participa da maioria das decisões de crédito e de negócios tomadas no Brasil.
Fonte: Manual de Atendimento Individual – Acesso a Serviços Financeiros – Brasília: Sebrae, 2007

O SPC ou SCPC

O Serviço de Proteção ao Crédito é uma empresa de análises cadastrais, onde seus produtos são desenvolvidos para auxiliar a tomada de decisão de crédito, apresenta também soluções que auxiliam na avaliação dos fatores de risco, e pode ser consultado de acordo com a necessidade.
Fonte: Manual de Atendimento Individual – Acesso a Serviços Financeiros – Brasília: Sebrae, 2007

O SPC é organizado pelas associações comerciais dos estados e câmaras de dirigentes lojistas, que fazem a troca de informações entre si, colhidas em todo o território nacional por meio de uma entidade chamada de RENIC, Rede Nacional de Informações Comerciais http://www.renic.com.br.

Finalmente, tanto a SERASA, como o SCPC devem fornecer gratuitamente aos cidadãos as informações de crédito que possuem, já que as entidades se submetem às normas do Código de Defesa do Consumidor.

Do meu ponto de vista a SERASA sempre se mostrou uma empresa séria e bastante eficiente. Pelas informações prestadas pelo consulente, acredito que esta seria a empresa mais adequada ao perfil da empresa.

Todavia, ratifico as informações prestadas pelos demais colegas (especificações).
  1. mais de um mês atrás
  2. Cobrança
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Rafael, bom dia!

Pelo que você mencionou, trabalha em uma grande empresa, neste caso eu sugiro o Serasa, principalmente pela abrangência e eficiência com relação a inclusão e exclusão, pois, é essencial a rapidez na exclusão quando a dívida é paga, evitando ações, etc.

Trabalho com o Pefin do Serasa, inclusive negativando pessoas físicas (sócios das empresas) e Produtores Rurais. O resultado tem sido ótimo, pois, muitas vezes o valor da divida não compensa protestos ou ações.
Eu indico tranquilamente o Serasa.
  1. mais de um mês atrás
  2. Cobrança
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Rafael,

Independente do perfil observe a abrangência de cada banco de dados, pois enquanto o SPC só fornece a informação do restritivo apenas para seus clientes, a serasa fornece para os seus e mais todos os clientes das empresas que revendem seus produtos (Check-Ok, Check Express, Check-Check, Consult Check, etc).

Uma solução interessante é você optar por incluir os inadimplentes através de um distribuidor Serasa, de forma que os dados passem a constar para os clientes do distribuidor e os da Serasa.

Eu indico a Check-Check, pois esta á atualmente o maior distribuidor Serasa do pais.
  1. mais de um mês atrás
  2. Cobrança
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Prezados,

Obrigado pelas respostas.
Alguém saberia dizer qual instituição (SPC ou Serasa) tem o nome com maior impacto na populção?
  1. mais de um mês atrás
  2. Cobrança
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Rafael,

Antes de negativar um cliente, sempre é bom lembrarmos que esta seria uma última ação a ser realizada, pois, existe a possibilidade de perdermos o cliente, além de ter observado com muita atenção ao CDC - Código de Defesa do Consumidor, principalmente para o caso de retirada do registro negativo e acesso e arquivamento dos documentos que geraram a negativação.

Concordo em definir os SPCs para PF e o Serasa para PJ, todos os dois bancos de dados, inclusive se "conversam", via seus associados/ clientes.

Gostaria de lhe indicar que faça um estudo para terceirizar sua cobrança, não teriam custo de investimento e tratariam com especialistas neste segmento, hoje, o BPO - Business Process Outsourcing é uma realidade para que sua empresa tenha foco no seu negócio.
  1. mais de um mês atrás
  2. Cobrança
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Rafael,

Indiscutivelmente o SPC é o de maior abrangência, pois atende todos os pontos do Brasil e a sua capilaridade é o principal diferencial, pois não discrimina o tamanho do estabelecimento e ou localidade em que esta atuando. Você consultando o SPC pode obter qualquer tipo de informação, não só a restritiva, claro terá que entrar em contato com o SPC local e verificar os produtos disponíveis. Faça um comparativo e tire as suas dúvidas.
  1. mais de um mês atrás
  2. Cobrança
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Olá!

Sou Supervisora de crédito e cobrança de uma empresa no ramo de mídia e gráfica.

Para nossos clientes utilizamos os dois órgãos, de forma alternada, pois nossos contratos são divididos em até 10x.

Somente utilizamos uma regra:
Para CNPJ colocamos no SERASA primeiro e para CPF colocamos no SPC primeiro, e quando vence a próxima parcela e o cliente não paga é invertida a restrição, com isso o cliente fica registrado nos dois órgãos.
O resultado em percentual de recuperação é o mesmo para os dois.

Att.
Elisa
  1. mais de um mês atrás
  2. Cobrança
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Rafael,

O ideal é registrar toda inadimplência que você tem no Serasa, pois, a negativação é muito barato quando relacionamos o que temos a receber, pois, uma negativaçao custa por volta de R$ 2,00 e não tem taxa de manutenção, então, o cliente estando negativado, mais cedo ou mais tarde, irá precisar do nome limpo, e vai procurar a empresa para a regularização, fora o peso da cobrança que vão sentir quando receberem a cartinha de comunicação. Mais um ponto positivo é que a baixa da negativação é grátis.
  1. mais de um mês atrás
  2. Cobrança
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O peso do nome SERASA é forte em todo o Brasil. Implantei sistema semelhante para cheques (baixos valores) e duplicatas após todas as tentativas.

Obtivemos um bom retorno do produto. Mas lembro que é preciso o monitoramento constante. Uma vez que o apontamento e a baixa são de sua responsabilidade é necessário este acompanhamento.

Bons negócios.
  1. mais de um mês atrás
  2. Cobrança
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Olá, você encontrará eficiência negativando seus devedores no Banco de dados da Serasa. Pois, quando você negativa via SCPC, CDLs e SPC, no ato da consulta via SPC, aparecerá também se há ou não restrição para o CPF ou CNPJ consultado no banco de dados da Serasa.

Se for inversa a transação, ou seja, se a consulta for via Serasa, não aparecerá dados informativos quanto à pendências no SPC para o CPF ou CNPJ consultado. E isso se dá pois, o SPC compra informação Serasa para abastecer seu banco de dados.
  1. mais de um mês atrás
  2. Cobrança
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Moacir,

Desculpe discordar de você, mas sou distribuidor SERASA em meu estado e os SPCs/CDLs não possuem acesso às informações do banco de dados da SERASA, mas, sim da ACSP e outros, ou seja, pendências financeiras e bancárias, cheques contra-ordenados e demais registros da base de dados da SERASA não aparecerão nas consultas dos SPCs.
  1. mais de um mês atrás
  2. Cobrança
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Prezado Rafael e demais interessados no assunto,

Ao negativar um devedor na serasa, você provoca um abalo de crédito, mantendo o devedor com o registro negativo por 5 anos.

Existem empresas que fazem com que você tenha acesso para negativar cheques devolvidos e devedores direto na SERASA, tudo isso on-line.
  1. mais de um mês atrás
  2. Cobrança
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Prezado Moacir,

Agradecemos sua colaboração no fórum, porem ao efetuar uma consulta no SPC/SCPC, não é possível visualizar as negativações que constam na Serasa Experian.
  1. mais de um mês atrás
  2. Cobrança
Resposta Aceita Pending Moderation
Eyder,

Legal este espaço, não conhecia, participo a um bom tempo de outros fóruns relacionados a estes e demais temas, e tudo fica mais interessante quando a gente encontra outras realidades por este país.

Atuo no campo, também distribuo informações Serasa, e digo que aqui, no Estado de São Paulo, comparando com a realidade de vocês aí no Pernambuco, as coisas são um tanto diferentes.

Em todos os clientes em que já fiz negócio, todos eram e continuam sendo também ASSOCIADOS de Associações Comerciais e/ou CDLs, e eles têm informação sim (consulta), SERASA, fornecida por estes agentes a um custo diferenciado, é lógico.

Só comentei aqui o que na prática vejo todos os dias, e com intenção mínima de pensar estar ajudando o Rafael, embora tenha chegado a quase 07 meses de atraso!

Um abraço.
  1. mais de um mês atrás
  2. Cobrança
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O SPC é banco de dados e a SERASA é outro.

Certamente o que o Moacir tentou falar é que o SPC tem uma capilaridade Nacional e as empresas associadas ao Serasa também são associadas ao SPC e o inverso não acontece.

Os dois bancos de dados são muito bons, cada um com a sua particularidade, Pessoa Física (SPC) Jurídica (Serasa).

Abs.
  1. mais de um mês atrás
  2. Cobrança
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Prezado Rover,

A consulta da Serasa não é destinada apenas a pessoa jurídica como foi informado. A Serasa também é forte no segmento de negativação de pessoa física.
  1. mais de um mês atrás
  2. Cobrança
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Olá, João!

O SPC, trabalha com física e jurídica, a Serasa, trabalha física e jurídica, mas, cada um com suas particularidades de abrangência, foi essa a minha colocação.

Quando se fala em consulta e inclusão pessoa física é o SPC, pois nasceu no varejo. Ao falar em pessoa jurídica é a Serasa. Hoje muitas empresas estão trabalhando com as duas fontes de informações e fazem as opções para consulta e ou inclusão conforme o seu tipo de cliente. Os dois bancos de dados são distintos, porém muito eficientes.
  1. mais de um mês atrás
  2. Cobrança
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Moacir,

Entendi sua colocação.

Eu mesmo tenho CDLs como clientes de minha empresa, aqui no nosso estado, e estes revendem nossas informações com custos bem acima dos praticados por nós e pela própria SERASA.

Estamos inclusive cadastrando Revendedores Diretos em todo país para trabalhar com novo produto em conjunto com a SERASA.

Se alguém tiver interesse me contatar.
  1. mais de um mês atrás
  2. Cobrança
Resposta Aceita Pending Moderation
Pessoal,

Acredito que deu para entender.

Os dois Bancos de Dados são importantes. O Serasa tem perfil para varejo, e pessoa física também. O diferencial entre os dois é a carteira de clientes que cada um tem. O SPC tem grande força no varejo e também tem participação de grandes empresas e, então, pessoa jurídica também.

A verdade é que o consumidor que está em risco de ser registrado, procura se livrar de um ou de outro, senão, ele fica paralizado e sem crédito para consumir.

Vale estudar o perfil de seu consumidor e aplicar as estratégias para recuperação de crédito, ou contratar empresa especializada.

Abraço à todos.
  1. mais de um mês atrás
  2. Cobrança
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27/07/2018

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Enfim, cheguei ao final do curso e quero parabenizar a equipe CreditoeCobranca.com pelo excelente trabalho. Gostei bastante de poder estudar com os … read more


23/07/2017