Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Qual é o índice de inadimplência que podemos considerar normal num período de 30 dias?

Respostas (6)

Dania,
Depende muito do segmento que você trabalha. No meu caso o tolerável de atraso dentro de um mês é 5% da venda. Mas, veja bem, é atraso não perda. Pois, o nível de perda no meu segmento não deve ultrapassar 1% do faturamento.
Fabio, esse 1% seria referente a que valor de vendas +-? E qual o período para ser contabilizado esse índice?
Caro Rubens,
No que se refere ao valor de vendas, esse percentual pode parecer alto (pra qualquer faturamento). Mas, depende do risco que você adota na sua política de credito. No meu caso, adotamos uma política de alto risco, portanto, o percentual em questão e baixo.
Agora na questão do período, meu produto não e sazonal, logo, o período não é relevante para essa apuração.
Att: FÁBIO
Pelo informativo do SERASA houve um aumento em relação de cheques devolvido de 10% em relação ao ano passado que foi de 11%, isto quer dizer que de cada 1000 cheques 11 Voltaram por falta de fundos, isso é claro uma média geral...
Caso tenha interesse em cobrar os referidos valores e se for pessoa física, ME ou EPP você deve procurar o Juizado especial Cível... simples, rápido, e sem custas em "1 grau", importante mas não obrigatório estar acompanhada de advogado até valores R$ 7.000,00 por título...
Abraço.
O índice de perda na empresa que eu trabalho é 0,50%. Isto é considerado após 180 dias de atraso. Mas, consigo manter isto às vezes até menos. O meu ramo é de alimentação, e meu índice de inadimplência fica em 1,5% e, para o diretor da empresa nunca está bom. Trabalhamos com risco médio.
Alguém tem uma idéia se isto é considerado bom?
Dania, boa tarde!

Não há um X percentual a ser definido. Dependerá muito do plano de negócio e o ramo de atividade em que sua empresa está inserida.
Mas, segue fórmula para ajudá-la a estabelecer um nível de inadimplência aceitável em sua empresa, conforme o período de faturamento que você necessita analisar.

Créditos em Atraso x 100
___________________________

Vendas a Prazo

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.