Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Existem devedores que ficam com a divida em aberto por meses e assim que efetuam o pagamento do principal já solicitam as cartas de anuência e os instrumentos de protestos

Minha duvida:

Podemos cobrar os juros e as custas de cartório antes de enviar os instrumentos e as cartas de anuências

Resposta Aceita

Olá, Robson!

Trabalho no financeiro - contas a receber, a carta de anuência só é enviada ao cliente após o pagamento de toda a divida, inclusive juros e custas de protesto. O envio da carta antes do pagamento reduz muito as chances de recebimento, pois, o cliente conseguirá baixar o protesto e por conseqüência não terá nenhuma pressa em acertar o restante da divida.

Respostas (5)

Veja também a resposta sobre a cobrança de juros após o pagamento em cartório:

https://www.creditoecobranca.com/forum/cobranca-de-juros-apos-o-pagamento-em-cartorio

Eu também criei um formulário de emissão de carta de anuência, que você pode acessar neste Link:

https://www.creditoecobranca.com/formularios/modelo-de-carta-de-anuencia

https://www.creditoecobranca.com/images/artigos/carta-de-anuencia.png

At.

Dr. Denis Siqueira

.
Robson,

Quando o devedor quita uma dívida já protestada, imaginamos que o instrumento já esteja em suas mãos. Portanto, no instrumento já é apontado o valor das despesas decorridas. No ato da negociação do pagamento desse protesto em carteira, você poderá incluir as despesas de cartório mais juros, e não somente o principal.
Normalmente cobro um juros de 2%, e despesas de cartório se houver.
Robson,

Entendo que você deva tomar alguns cuidados, tais como: Se no ato do pagamento do principal você emitir o recibo de quitação total, presume-se que a dívida não mais existe, assim sendo, é direito do devedor ter a baixa do título e, obrigação do credor a confecção da carta de anuência. Temos outra situação de quando a dívida é renegociada, nesse os restritivos também devem ser baixados, haja vista, o devedor estar adimplente ao assumir um novo compromisso.

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.