Junte-se a 149.495 pessoas
Entre gratuitamente na Lista de E-mail para receber conteúdos exclusivos
Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança
Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.
Cliente pagou com cheque da própria empresa, o qual voltou por motivo 25. O que fazer para cobrar?
Resposta Aceita
Olá, Lazaro!
O motivo de devolução 25 não permite o protesto em cartório, porque se trata de cancelamento de talonário pelo banco sacado.
Esse cancelamento pode ocorrer devido ao roubo ou extravio do talão de cheques ou malote.
Se o cheque foi emitido pelo cliente verdadeiro, há indícios de fraude nessa situação, cabendo denúncia contra o emitente e o banco.
Outro ponto que você deve considerar é que se o seu cliente emitiu o cheque, é porque existe uma obrigação original. Então, verifique se você tem os instrumentos necessários para seguir com a cobrança da dívida original.
Procure um advogado da sua confiança para te orientar nesses procedimentos.
Grande abraço!
Respostas (1)