Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Senhores,

Eu tenho alguns inadimplentes no Nordeste, e gostaria de protestá-los.
Tenho como fazer isso de Campinas, por algum tipo de distribuidor?
Obrigada.

Respostas (19)

Prezada Renata, acredito ser impossível você efetuar o protesto por Campinas, entendo que deva entrar em contato com o cartório distribuidor da cidade onde pretenda protestar no Nordeste e aventar a possibilidade de enviar os títulos e outros documentos via sedex, vale ressaltar que no Nordeste, assim como em outros Estados, as custas devem ser pagas no ato da entrega da documentação, assim você também deve previamente depositar o valor das custas.

Desejo-lhe sucesso.
Bom dia!

Estou em São Paulo e tenho cheque de um cliente de Brasília.

No cartório, aqui em SP, eles não aceitaram protestar. Então, me orientaram à enviar para a praça de Brasília. Pois bem, só que no cartório do DF só me disseram que eu tinha que preencher o formulário, mas, não me falaram como eu deveria enviar esse protesto.

E, além do mais, o cheque está com motivo 21 e o próprio cliente que foi cobrado anteriormente, assumiu ter sustado propositalmente.

O que devo fazer? Ficaria um custo caro enviar um portador pa o DF somente para resolver isso.
E em relação a sustação, eu posso protestar assim mesmo?

Estou com este cheque há algum tempo já parado e precisamos resolver isso logo.

E se eu quiser emitir um boleto e enviar automaticamente para o banco, fazer a cobrança? Eu posso fazer isso também?

Aguardo contato,

Muito obrigado.
Estou fazendo isto.
Na empresa que eu trabalho, tinha vários cheques de outras cidades, da alínea 21(sustado) e se eu fosse mandar para cada cidade o custo seria muito alto, então fui ao cartório da minha cidade, e eles me orientaram a gerar uma duplicata do cheque, com número de documento tudo correto, nº é do cheque e valor também, caso o cliente venha perguntar, você vai orientar que aquele protesto é referente ao cheque.

E o cheque com alínea 21 pode protestar, mas alínea 28 não.

Espero te ajudado.
Olá, Rosangela!

Gostaria de saber como posso usar a Duplicata para Protestar cheques em outra cidade? Ainda não tinha ouvido falar disso, e fiquei muito curioso, pois estamos com um grande número de cheques parados de outras cidades, e ir a cada cartório, será muito caro para nossa Instituição.
O cheque devolvido pela alínea 21 pode ser protestado. Quando tenho esses casos em outros estados, faço tudo via correio.
Bom Dia, Amigos!

Gostaria de saber como protestar um titulo, sendo que o cedente é da praça de São Paulo - SP e sacado de salvador - BA.

Já entrei em contato com os cartórios de salvador, e não aceitam os documentos por correio, somente via portador, impossível no meu caso. Como resolver esse problemão?
Boa tarde!

Já tivemos problemas como esse, e realmente no estado da Bahia os cartórios exigem este tipo de postura, a saída é registrar o título em cobrança bancária com apontamento de protesto, aí fica mais fácil, pois, o protesto fica por conta do banco.

Um abraço,

Uirassú Júnior
analista de crédito
Cara, aqui na empresa, fazemos o seguinte: emitimos uma duplicata com a praça de pagamento a nossa cidade, colho as assinaturas dos gerentes para endosso da duplicata, levo isso tudo no cartório da minha cidade, juntamente com a comprovante de entrega, que no nosso caso é o canhoto da nota fiscal, pago as custas, mais as despesas de edital e correios, e pronto. O nosso cliente é notificado do protesto pelos correios e por edital, como comprovante do recebimento da notificação fica o AR do correio.
Boa tarde,
Estou em São Paulo, e gostaria que uma orientação para protestar alguns cheques devolvidos de um emitente do Rio de Janeiro - Paraty.
Não sei como proceder, para fazer esse protesto, pois, o cartório de São Paulo, disse que só posso protestar esses cheques no cartório do Rio de Janeiro.

Obrigada,
Eliane
Amigos, eu tenho o mesmo problema. Mas, com cheques.
Será que é possível o mesmo procedimento do colega Marcelo?

Obrigada.
Rita, qual é o motivo (alínea) de devolução do cheque?
Se for 12 acho pouco necessário o protesto. Pois, o cliente já foi incluído no CCF - Cadastro de Cheque sem Fundos.
A não ser que, seja para fins de pedido de concordata ou falência, isso também depende do valor.
Amigos do fórum,

Preciso saber como fazer para protestar título / boleto de empresa domiciliada na cidade de Pinheiral / RJ.
Posso entrar com o pedido aqui em SP?
Já pedi orientações para o 7º Oficio do RJ. Mas, por incrível que pareça, não obtive resposta.

Agradeço a ajuda!
Olá!

Seguindo esse Exemplo do Marcelo, é possível mesmo emitir uma duplicata com praça de pagamento em nossa domicilio?

Minha duvida é sobre a legalidade. Pois, me informaram que o local do protesto deveria ser no domicilio do devedor.

Abraço a todos,

Vitor Hugo Alves
Onde trabalho, protestamos o cheque através da duplicata gerada com a venda, pois, esta foi paga através do cheque.
Em relação ao cheques de outra praça, entramos em contato com o cartório e enviamos o comprovante de deposito das custas para o cartório para providenciarem o registro.
Boa Tarde!

O meu caso é muito parecido com o da Rita, mas só que tenho cheques de várias localidades e outras linhas de Devolução. Como posso proceder nestes casos?

Obrigado.
Sou de Campinas/ SP, e tenho um devedor em Brasília/DF. O mais prático então é protestar o boleto em aberto através do banco? E se tiver a NF sem canhoto assinado? Uma declaração do transportador ou cópia do conhecimento de transporte que confirme o recebimento serve para comprovar a aceitação do material vendido?

Grata,
Daniele.
Também tive problemas com devedores de outro estado, e ao fazer o envio de protesto pelo Banco, a demora foi muito grande, sem contar que as vezes o Banco não tem nenhum interesse em fazer o envio para protesto (apesar de que tudo é cobrado de nós, clientes).
O recurso talvez seja fazer isso através de uma empresa de cobrança, o problema é encontrar uma empresa idônea e confiável.
Olá!

Será que alguém poderia me ajudar?

A empresa que eu trabalho presta serviços para empresas do Brasil inteiro, nós estamos em São Paulo, e gostaria de saber como faço pra PROTESTAR essas empresas de outros estados, aqui por São Paulo.

Haverá essa possibilidade?

Obrigado!
Olá, colegas!

Vejam se podem me dar uma luz!

Protestei um título em cartório de Pernambuco como pessoa física. E o cartório diz que mandou a negativação do nome do devedor para o Serviço de Proteção ao Crédito, mas não consta nenhum registro de negativação e o cartório diz que não é responsável pelo efetivo apontamento deste registro e diz que temos que cobrar isto do SPC/Serasa ( que simplesmente não tem um canal de atendimento a respeito )

1- o cartório não é responsável por este apontamento? Já que foi quem recebeu valores para fazer o protesto, não deve também dar conta de concluir o serviço negativando o nome do devedor?

2- que caminho tomar para resolver este empurra-empurra de responsabilidade?

3- poderia negativar o nome do devedor como pessoa jurídica MEI ligada ao meu cpf (micro empresário individual)?

Grato.

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma respostaVocê precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.