Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Tenho um cliente que está com dois títulos em protesto. Porém, eu sou de Santa Catarina e ele do Paraná. Fiz um acordo, e para liquidar a dívida ele depositou o dinheiro diretamente na conta.
Como faço para pedir a baixa do título deste cliente, sabendo-se que está em protesto na sua referida praça (Londrina - Paraná)?

Respostas (4)

Olá, amigo!

Pra você poder cancelar esse protesto é somente enviar pro seu cliente o cheque ou promissória que você protestou!!! Depois de enviado pro cliente, ele deve levar ao cartório que está na praça onde ele mora e pedir a certidão negativa. E se for cheque não deve esquecer de, depois de dar baixa no cartório, ir ao banco com cheque e pedir a exclusão do nome dele junto ao SERASA e SPC, OK?

Espero ter respondido sua dúvida!!
Boa tarde!

Após a confirmação de pagamento em sua conta, você deve emitir uma carta de anuência ao cliente (existe neste site um modelo de carta de anuência), ou pesquise no Google um modelo.
Se você tiver em mãos o instrumento de protesto você não precisa fazer a carta de anuência.

Após concluído a opção é só enviar por correio com AR (aviso de recebimento).
Sempre que for enviar este tipo de documento, sempre envie com AR, para que o seu cliente não alegar que não recebeu.
Este procedimento vai evitar dor de cabeça futura com ação por danos morais.
Amigo, danos morais?

ex: O devedor demorou 3 meses para pagar, fui passar a conta e ele pagou sem juros. Então não concordei. Mas, para não me dar mais dor de cabeça, acabei aceitando e mandei a carta de anuência, registrada, para o caso de demorar... e no caso, realmente demorou.

Ele pode me processar sabendo-se que o correto era ele ir até ao cartório quitar a divida?
Tipo, é como um cheque pré-datado, não tem lei pra isso, mas todo mundo faz?
Não esquecer de enviar junto à carta de anuência o contrato social e o instrumento de protesto caso o titulo foi enviado pelo banco ao cartório. Pois, é uma exigência dos cartórios, e, sempre observar se a data de vencimento e valor batem com o título protestado. E muito bem lembrado, sempre protocolar com A.R. afim de evitar problemas futuros.

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.