Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Tenho interesse e conhecimento dos trabalhos de cobrança.
Portando, tenho vontade e estrutura para abertura da respectiva empresa.
O que procuro é conselhos e informações sobre o ramo de cobrança terceirizada. Se continua bom e, se é um bom negocio.
Agradeço antecipadamente.

Resposta Aceita

Bom dia Companheiro,
Também sou de Araçatuba e trabalho há muitos anos no ramo de cobranças. Já trabalhei em grandes empresas do ramo. Seguinte, ainda continua muito bom o segmento, mas, muitas coisas mudaram, hoje os lojistas estão mais exigentes em relação às carteiras de cobrança, e também os devedores estão cada vez mais espertos, o interessante e montar uma boa estrutura e ter bons profissionais na empresa que você pretende montar. Ok!
BOA SORTE,

Respostas (17)

Recentemente abri uma empresa de cobrança nas mesmas condições de vocês.
Senti muita dificuldade. Por que, muito se investe e pouco se tem retorno.
Mas, com o tempo, você vai se adequando às condições de trabalho, e melhorando gradativamente.
O grande problema é que, se não tem uma boa estrutura, ninguém te contrata. E se ninguém te contratar, não dá pra ter uma boa estrutura.
Laerte, essa é a mais pura verdade.
Eu tenho o seguinte pensamento: Acho que deve-se investir muito na infra-estrutura de uma assessoria, tanto em discador, sistema de cobrança, supervisores e tudo mais. Mas, acho que o mais importante são os operadores. Sem eles, não existe cobrança! Invista neles. Compre computadores rápidos, cadeiras confortáveis, monitores grandes, bons headsets. Pois, se eles se sentirem bem no local de trabalho, vão trabalhar melhor e vão render mais. Rendendo mais, ganha-se mais!
Bom dia José,

Existe um material interessante na biblioteca do SEBRAE, a coleção comece certo sobre a abertura de um escritório de cobrança. Dá uma olhada e vê se te interessa.

Segue em anexo abaixo.

Espero ter ajudado.

Grande Abraço!
Múcio Batista
Especialista em Crédito e Cobrança.
José, boa tarde!!!

Eu sou uma contratante de empresa de cobrança, já trabalhei para grandes empresas, bancos, etc.
É verdade o que outros colegas relataram, é preciso ter uma boa estrutura, mas também uma boa carteira de clientes e alguém tem que ser o primeiro a acreditar no seu trabalho, e as grandes empresas dificilmente dão a primeira mão, a não ser que você tenha excelentes, mas, excelentes contatos dentro da empresa.

Uma coisa que eu sempre vejo nos escritórios de cobrança é que todos desejam trabalhar para as grandes empresas, querem grandes carteiras, etc. Querem ter o nome da grande empresa em seu portfólio, mas elas não remuneram da melhor forma, e estão cada vez mais exigentes, inclusive reduzindo cada vez mais os pagamentos.

E a fatia enorme de pequenas e médias empresas??? Conheço pouquíssimos escritórios de cobrança que trabalhem para esse grande filão, que está desamparado.

Se serve um conselho, especialize-se em atender pequenas e médias empresas, faça parcerias com sindicatos de classe, pequenas redes de lojas, que não tem o volume de cobrança que um banco tem, por exemplo, mas com certeza será muito mais fiel a você que esse banco. Tenho certeza que você conseguirá fazer um ótimo trabalho com boa remuneração.

A orientação do colega Mucio é excelente, o Sebrae ajudará você bastante.

Qualquer outra coisa que puder ajudar...


Marta Sanches
Concordo. É melhor começar pelos pequenos!
É o que tenho feito, focado o trabalho de minha empresa para atender pequenas redes.
Hoje, está muitíssimo complicado conseguir uma carteira de um banco.
Na minha visão, as novas assessorias vão acabar sendo obrigadas a trabalhar igual as empresas que vendem informações do Serasa: paga-se (R$ X MENSALMENTE) + A COMISSÃO POR CADA CASO. Porque, com uma carteira reduzida não há como sobreviver no mercado. Vai acabar que, as pequenas empresas vão ter que sobreviver de mensalidade dos clientes e não mais de porcentagem.
Estou abrindo uma empresa de cobrança e gostaria de saber se alguém pode me dar um auxilio na forma burocrática de uma empresa. Por exemplo: documentos necessários, melhor forma de cobrar (carta, pessoalmente, telefone), quais as melhores empresas para se ter uma relação contratual? E demais informações que poderem me passar.
Obrigado!
Boa noite!

Pretendo me torna um micro empreendedor como cobrador de divida e com isso plotar a minha moto com o logotipo de minha futura empresa. Eu posso fazer isso? Ou, com isso, posso ser processado por um inadimplente espertinho e mal intencionado?
Boa tarde!

Gostaria de uma ajuda na questão de quanto cobrar de meus clientes.

Estou começando uma empresa de recuperação de créditos extrajudiciais e estou na terrível dúvida de quanto cobrar pelos meus serviços, para que eu não tenha prejuízo e nem meus clientes achem meu preço muito alto.

Pretendo efetuar cobranças através de visitas utilizando uma moto, cartas de cobrança, boletos bancários. Mas, qual valor correto à cobrar?

Alguém poderia me ajudar? Porque não tenho nenhuma idéia de quanto.

Desde já, muito obrigada!
Olá, bom dia!

Gostaria de saber se abrir uma empresa de cobrança em uma cidade pequena é um bom negócio. Onde a maioria dos comerciantes vendem na "notinha".
Estou interessado em abrir um escritório de cobrança, e procuro alguém, como eu, que esteja interessado e tenha experiência e vontade de vencer nesse setor.
Alguém pode me informar se os custos para montar uma assessoria são muito altos? Será que dá para registrar como empreendedor individual ao menos no inicio?
Grato!
Tenho interesse em montar um escritório de cobrança, e gostaria de saber se alguém pode indicar o passo-a-passo para inicio da estrutura de TI e Telecom para um escritório com 4 PAs.

No aguardo e abraço à todos!
Então, pessoal, eu sei que esse deve ser o centésimo post sobre isso. Mas, eu gostaria de saber se algum de vocês já montou uma empresa de cobrança e poderia tirar algumas dúvidas básicas sobre como se forma uma carteira de dívidas, como cobrar e etc.

Marcelo
rezados(as),

Sou advogado e estou interessado - e animado - em abrir uma empresa de cobrança.

Mas, onde trabalho, a cidade é pequena, com cerca de 40 mil habitantes. E os clientes que posso conseguir inicialmente são comerciantes de médio e pequeno porte (lojas, drogarias, postos de combustíveis, etc.)

Estes não possuem qualquer bem que possa garantir a dívida. E pensando nisto, fico com certo receio.

Aqui ainda não tem nenhuma empresa de cobrança. Quem faz este tipo de serviços são alguns advogados que vivem do juizado.

Será que compensa?

Outra coisa: Como funciona o serviço de enviar boleto para o cliente pagar?
Indico o Sebrae, ele tem uma cartilha, veja no anexo abaixo.

Existem livros do tipo passo a passo, e farta informação na Internet.

O mais importante é ter clientes, se organizar de acordo com sua estrutura e não prometer o que não pode fazer.

Para cobrar, basta começar com você e ir crescendo aos poucos.

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma respostaVocê precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.