Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.
  1. Cheque
  2. Terça, 01 Julho 2008
  3.  Assinar via e-mail
Caros colegas,

Tenho situações na qual é difícil cobrar cheques com devoluções sem fundos/ sustados (21).

Eu costumo receber cheques de terceiros como forma de pagamento.E estou tendo dificuldade em receber sobre um Cheque sustado, por exemplo.

Como está difícil em receber, e protestar devido à localização da praça do cheque, penso em transformá-lo em duplicata e caso, mesmo assim, o cliente não venha pagá-la, protesto pelo banco.

Isso pode?

Marcel
Resposta Aceita Pending Moderation
O Correto seria você emitir uma nota fiscal de prestação de serviços ou venda, etc. Fazer com que seu cliente assine a mesma, e emita um boleto referente à esta.
Caso não ocorra o pagamento da mesma, você poderá remeter a mesma à protesto.

O cheque tanto poderá ser protestado no domicílio do Banco quanto do emitente. (Não é permitido o protesto dos cheques que tenham sido devolvidos, pelo Banco sacado, pelas alíneas: 20, 25, 28,30 e 35).
  1. mais de um mês atrás
  2. Cheque
Resposta Aceita Pending Moderation
Acredito que transformá-lo em duplicata não seja o correto, pois, toda a duplicata sempre parte de uma nota fiscal.
  1. mais de um mês atrás
  2. Cheque
Resposta Aceita Pending Moderation
Caro colega,

A emissão de uma duplicata pressupõe a existência de uma nota fiscal, o que no seu caso não existe. Mesmo assim, não se pode abrir "duas frentes" de cobrança, ou seja, cobrar o cheque e também a duplicata.
O que você tem de fazer é orientar seu cliente principal que somente aceitará cheques de terceiros avalizados, ou seja, seu cliente assina atrás do mesmo e em caso de devolução, tem como você responsabilizá-lo diretamente.
Cheques de terceiros é muito difícil cobrar, pois, você não tem como provar a existência de uma transação comercial com o mesmo. Já tive problemas com cheques grandes onde o cliente sustou e não tive como provar a existência de uma compra, da prestação de um serviço, pois, o mesmo alegava que teve problemas comerciais e cabia a mim comprovar o contrário.
Por isso, os cuidados com cheque devem ser no recebimento.

Espero ter ajudado.

João Bosco
  1. mais de um mês atrás
  2. Cheque
Resposta Aceita Pending Moderation
Olá!

Na duplicata, na parte das observações, foi colocado o número da NF, data, borderô, ou seja, vinculei o cheque em questão na duplicata.
A dificuldade é a localização do devedor para protestá-lo. Assim, na duplicata poderei protestar pelo banco.

Assim aliviaria?
  1. mais de um mês atrás
  2. Cheque
Resposta Aceita Pending Moderation
Amigo Marcel,

Como te disse anteriormente a emissão de uma duplicata, pressupõe a existência de uma nota fiscal, pois caso seja "chamado" na justiça para dar origem à dívida, não terá o documento de contrapartida para apresentar.
Pode ser que dê certo e o cliente pague. Pode ser que o cliente entre na justiça contra sua empresa e aí poderá ficar caracterizado que você emitiu um duplicata fria, que é crime e poderá responder por dois processos. Primeiro de indenização por danos morais e segundo pela emissão dessa duplicata sem lastro, mesmo preenchendo todos os campos.
Na minha humilde opinião é uma atitude arriscada e ficará à seu exclusivo critério.

Um abraço!

João Bosco
  1. mais de um mês atrás
  2. Cheque
  • Página :
  • 1

Envie sua Resposta

Material Grátis

Curso Analise de Crédito

Cursos

Curso Analise de Crédito

 

Curso de Cobrança