Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

O Banco é responsável?

Respostas (5)

Olá, amigo! Segundo meu advogado, sim podemos entrar contra o banco para que ele pague o cheque. E o emitente do cheque também pode entrar contra o banco.
Qual o embasamento legal temos para cobrar do banco um cheque devolvido pelo omotivo 35?
Alguém sabe o cheque devolvido pelo motivo 35 ou 40 é passível de ação de cobrança?
Tenho dois cheques em mãos, devolvidos pelos motivos 35 e 40, não posso fazer nada?
Olá, amigos (as)!

O cheque clonado é passível sim de cobrança judicial. Porém, verifique primeiro que tipo de clonagem ele sofreu e quem o foi o seu emissor. Caso contrário vocês também podem ser processados por calunia e difamação.
Uma ótima opção é verificar se no dia do recebimento do cheque vocês possam localizar o emissor em algum circuito de câmera de vigilância próximo a loja (caso isso não seja possível tente arranjar alguma forma de comprovar que foi o correntista que emitiu o cheque fraudado).
Quanto à alínea 40, o emissor é sim responsável pelo pagamento do cheque, basta apenas provar a causa para o pagamento e seu respectivo valor. Em ambos os casos os danos morais e materiais são muito maiores que os valores impressos no cheque, além é claro que alínea 35 e 40 são passiveis de processos penais no artigo 171.
Olá!

A palavra já diz tudo: CLONADO.

Nesta situação existe um estelionatário. Como você irá encontrá-lo para também acionar judicialmente?

Desculpa. Mas, não há amparo legal para tal cobrança, mas sim, formas de precaução sobre tais fraudes.

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma respostaVocê precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.