Junte-se a 133.581 pessoas

Entre gratuitamente na Lista de E-mail para receber conteúdos exclusivos

Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.
  1. Crédito
  2. 2009-03-04
  3.  Assinar via e-mail
As atividades de contas a receber da empresa onde trabalho são descentralizadas nas unidades operacionais, sendo que a cobrança e o crédito também. Pretendo apresentar uma proposta de centralização dessas atividades, justificando a sua viabilidade.
Gostaria de ouvir sugestões de pessoas experientes nessa área, das atividades de crédito e cobrança para atribuir à esse novo departamento. A empresa presta serviços de qualificação profissional, consultoria técnica industrial e tem negócios também na área de saúde, lazer e educação.
Resposta Aceita Pending Moderation
Boa Tarde Eduardo,

Trabalho em uma empresa que tem 31 Unidades em todo o Brasil e mantém o financeiro centralizado na minha cidade. Aqui realizamos todas as operações de Contas a Receber, Contas a Pagar, Contabilidade, Rh, Gerencial e Diretoria.

Por coincidência eu trabalho no Contas a Receber.

As vantagens de uma centralização financeira são inúmeras, entre elas estão:

- Menos inadimplência: Um sistema centralizado e uma equipe próxima que controle toda carteira de cobrança da corporação é muito mais efetiva, pois impede que clientes inadimplentes comprem em 02, 03 unidades do grupo e se tornem inadimplentes em todas elas.

- Análise de Crédito seletiva: Com um financeiro centralizado podemos junto com outras filiais estipular o crédito do cliente, e impedir que este extrapole este limite em várias unidades.

- Maior controle do fluxo: Com as informações mais perto, podemos rapidamente verificar qual unidade está com o fluxo forte e qual está com o fluxo baixo.

- Velocidade na informação: Todas as informações cadastrais ao alcance da gerencia, que consegue em uma sala o parecer de todo o grupo em apenas 1 minuto.

Enfim, a centralização financeira é benéfica em vários sentidos, tanto que a 02 anos atrás a empresa onde trabalho tinha apenas duas unidades e hoje centralizou as 31 no C.A.
Existe a redução de custo também, pois quando se passa um procedimento novo, temos que treinar os profissionais de todo o grupo isso gera custo com viagem, ligações, hospedagens e com um financeiro próximo com apenas uma reunião temos controle de todas as atividades da corporação.

É lógico que existem os pontos negativos como, pouco contato pessoal, quando se centraliza, raramente conheceremos o cliente, ou seja, não teremos este contato para análise de crédito, vamos precisar de informações de terceiros, provavelmente do comercial ou de correspondente na região. Porém nada que um bom profissional na ponta não ajude a controlar.

Bom, creio que seja basicamente isso.

Se precisar de mais informações estou à disposição.

Abraços!
  1. 2009-06-04
  2. Crédito
Resposta Aceita Pending Moderation
Eduardo, não acho fácil você centralizar o crédito e a cobrança em uma empresa com diversos negócios como você expôs.
Primeiro precisa entender que cada negócio tem suas características próprias tanto de recebimento como de avaliação de crédito, e, quando se centraliza essas áreas, se aumenta o custo operacional, como comunicação por exemplo, como ações de cobrança, e pessoal, se torna mais barato cada unidade ter seu analista de contas a receber e de crédito, o que você pode fazer é automatizar os setores. Hoje existem várias ferramentas de gerenciamento de risco que podem ser utilizadas sem necessariamente serem centralizadas, onde você pode acompanhar todo o processo.
  1. 2009-06-04
  2. Crédito
  • Página :
  • 1

Envie sua Resposta

Voltar ao Topo