Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.
  1. Willian Braguini
  2. Cobrança
  3. Quarta, 29 Janeiro 2014, 01:47 PM
  4.  Assinar via e-mail
Boa tarde!

Enviei alguns títulos para protesto, em um cartório de Uberlândia, porém o cartório me cobrou taxas absurdas antes mesmo do sacado efetuar os pagamentos, como devo proceder? Há alguma maneira do ressarcimento dessas taxas?

Att
Resposta Aceita
Dr. Denis Siqueira Resposta Aceita
0
Votos
Desfazer
Olá, Willian!

Em alguns Estados Brasileiros não é preciso o credor pagar as custas para protestar um título. São Paulo é um desses Estados.

Certamente em Minas Gerais ainda é necessário que o credor pague as custas para protestar um título.

Essas custas que são pagas em cartório são repassadas para o devedor no momento da quitação da dívida.

Mas, se o devedor nunca mais pagar a dívida, essas custas vão aumentar o seu prejuízo. Muitos credores já não faziam mais o protesto devido essa cobrança antecipada de custas. Por isso, houve a mudança no Estado de São Paulo.

Consulte o site do cartório ou distribuidor da localizada do devedor para saber o valor das custas antes de enviar para protesto. Pode ser que a negativação no Serasa ou SPC seja a melhor opção.

Protesto de títulos é um assunto que estudamos no Curso Avançado de Cobrança e Recuperação de Créditos.

Conheça o curso completo acessando Esse Link

Grande abraço!

Dr. Denis Siqueira
Conheça também os meus cursos online:
https://www.creditoecobranca.com/images/banners/curso-avancado-de-cobranca-120.png https://www.creditoecobranca.com/images/banners/curso-formacao-de-analistas-de-credito-120.png
  1. 2 semanas atrás
  2. Cobrança
  3. # Permalink
Respostas (1)
0
Votos
Desfazer
Na apresentação de títulos e documentos de dívida para protesto realizada diretamente com os tabelionatos não incide emolumentos para o credor/apresentante, exceto se houver desistência do protesto antes de sua lavratura. Caso seja utilizado serviço oferecido por uma instituição financeira para encaminhamento a protesto, verificar o custo correspondente com a mesma.
Os valores devidos pelo protesto, decorrentes de custas e emolumentos e demais despesas, são da responsabilidade do devedor, quando do pagamento do título em cartório ou do cancelamento do protesto. Neste último caso, serão somados os valores do protesto e do cancelamento.
São considerados "outros documentos de dívida" todos os documentos considerados pela legislação processual como títulos executivos judiciais e extrajudiciais, inclusive as certidões da dívida ativa inscritas de interesse da União, dos Estados e Municípios, que podem ser protestados.
  1. mais de um mês atrás
  2. Cobrança
  3. # 1
  • Página :
  • 1


Não há respostas feitas para este post ainda.
No entanto, você não tem permissão para responder a este post.

CONTEÚDO VIP

RECEBA NO SEU E-MAIL AS DICAS, PLANILHAS, CHECKLISTS, MODELOS E VÍDEOS EXCLUSIVOS PARA OS PROFISSIONAIS DE CRÉDITO E COBRANÇA!

captcha 

Material Grátis

Curso Analise de Crédito

Cursos

Curso Analise de Crédito

 

Curso de Cobrança

É com grande satisfação que escrevo para lhe parabenizar por este site, que passei a ser leitor. Ao visitá-lo percebi o grau de conhecimento que … read more

Josivan Modesto 27/04/2012

Estou aprendendo bastante e preciso cada dia mais aprender. Parabéns pela iniciativa e que Deus vos abençoe sempre.

Leandro Rocha 09/10/2017

Gostei bastante do site crédito e cobrança, tem muitas informações que ajudam muito no dia-a-dia de trabalho, e eu que realmente mexo muito com … read more

Cintia Panicelo 17/10/2012

Indique um amigo