Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Eu gostaria de ter uma idéia de como fazer uma previsão de recebimento dos títulos que estão vencendo hoje, por exemplo.

Iniciei na cobrança de uma empresa agora. Mas, ainda não conheço os clientes. E para fazer a previsão de recebimento e passar para o Contas a Pagar, eu estou achando complicado. Uma vez que, eu consulto o histórico de todos os clientes para ver se ele paga em dia. Mas verifico, por exemplo, que um determinado cliente pagou alguns títulos com alguns dias de atraso, outros com muito atraso, e outros ainda, com alguns dias de antecipação. Com isso, não sei que parâmetros usar para fazer essa previsão.

Se alguém tiver uma sugestão, ficarei muito grata.

Respostas (3)

Muito obrigada Geraldo. Fico mais tranquila com o que você me disse.

Agradeço também a Renata. Vou tentar aplicar suas sugestões. Qualquer dúvida, entro em contato contigo.
Olá!

A previsão do contas a receber abrange os títulos vincendos e vencidos.

Na situação em que se encontra, o ideal é fazer uma analise dos últimos 6 meses da carteira do cliente, para avaliar qual é o perfil/ padrão de pagamentos/ inadimplência, e você acabará definindo percentuais para análise genérica.

Exemplo:
Qual foi o valor total faturado no mês de Abril/2007?
Dos títulos faturados em Abril, quantos por cento pagaram dentro do mês ? (isto é até 30/04/2007)
Quanto por cento do faturamento de Abril, pagou dentro do mês de maio? E dentro do Mês de Junho?

Com as respostas dessas perguntas, você traça o padrão da carteira de seu cliente, prevendo tanto os pagamentos quanto o inadimplemento.

Por exemplo, em junho você terá as seguintes previsões:
a) qual % do faturamento se concretizará dentro do mês
b) qual % dos meses anteriores (maio, abril, ...) se concretizará dentro do mês de junho.

Pronto, com a previsão de recebimento, você também tem a previsão de inadimplência.

Caso tenha ficado confuso, entre em contato comigo, que lhe ajudo.
Não se preocupe em acertar 100% os dados repassados para o setor de contas a pagar, uma vez que, você informará somente uma previsão de recebimento.

Todo fluxo de caixa engloba dois aspectos específicos: PREVISTO E REALIZADO. Na coluna ou campo de previsão entrarão todos os valores passíveis de recebimento naquele dia, ou seja, você passará para eles todas as duplicatas ou outros valores que vencem em determinada data, independente se o cliente costuma ou não atrasar o pagamento. Posteriormente, quando da liquidação de tais valores, o fluxo será alimentado na coluna de realizado.

A administração do fluxo de caixa cabe ao setor de contas a pagar e não a você. Eles efetuarão o controle já sabendo que é pouco provável que todos os clientes paguem religiosamente em dia. E trabalharão com uma margem de erro e segurança.

Espero ter te ajudado.

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.