Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Trabalho na MICROLINS em Santos no setor de cobrança, ainda não vi artigos que falem especificamente da cobrança de inadimplentes nessa área.
Não somos vinculados ao MEC, mas os alunos acham que temos que permitir a continuidade da freqüência nas aulas, mesmo não tendo pago.
Cobramos multa de cancelamento, mas, na maioria dos casos o aluno recusa-se a pagar.
Somos prestadores de serviço. Como diferenciar a cobrança das parcelas em atraso, já que os alunos têm a idéia de que são mensalidades?
Enfim, são muitas as minhas dúvidas. Se alguém puder me ajudar com esclarecimentos sobre o assunto

Respostas (4)

Existe no site do Serasa vários cursos sobre o tema em tela, acesse o site e veja.
Em relação ao contrato de prestação de serviço, oriento você a contratar um bom advogado para elaborar um.
Vale lembrar que fica configurado relação de consumo e sendo assim, o aluno estará protegido pelo Código de Defesa do Consumidor.
Abraços.
Cobrança em cursos de Informática e Inglês

Alguém pode me dar uma ajuda de como posso cobrar
a estes cursos?
Com relação a cobrança em instituições de ensino regular existe legislação sobre o assunto, Lei 9870/99 e Medida Provisório 2173. Além disso o Código de Defesa do Consumidor realmente regulamenta essa questão. Cursos livres: idiomas e etc não são regulamentados com base na 9870. Mas, você corre os riscos do constrangimento, ações por danos morais e etc. Nesse caso, tem-se que prestar o serviço e depois cobrar. Cobrar somente o que estiver no contrato, lembrando que a multa é de 2% e os juros 1% ao mês. Qualquer coisa acima disso é risco.
Para cursos livres a legislação é diferenciada.
Convém procurar uma assessoria especializada.
O conhecimento jurídico é fundamental, porem o conhecimento profundo das nuances que envolvem a relação escola - aluno é mais que imprescindível.

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.