Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Olá amigos,
Estou há + de 02 anos neste ramo. Trabalho numa empresa do comércio que tem seu próprio setor de cobrança. Há + ou - 5 meses estou gerenciando este setor. Mas, percebo que todos estão desmotivados. Gostaria que alguém me desse umas dicas de como motivar a equipe. Pois, já falamos em gratificação, mas, não deram muito ouvido, por tanto teria de ser uma forma sem muitos gastos.
Desde já, agradeço a colaboração.
Um grande abraço!

Respostas (4)

Elaine, entendo que a motivação anda lado a lado com gratificação, seja ela verbal ou compensação monetária. Trabalhei em empresa do setor financeiro onde tínhamos metas estipuladas, e, ao atingir a meta tínhamos gratificações em espécie, em viagens e até mesmo a divulgação dos resultados em reuniões que freqüentemente fazíamos. Vejo que se sua equipe está desmotivada, cabe a você tomar decisões a fim de obter resultados, se as gratificações não lograrem êxito terá que partir para a famosa pressão da demissão.
Eliane, trabalho em uma assessoria de cobrança. E lá, temos o hábito de todos os dias, uma pessoa da nossa equipe, dar uma palavra de incentivo. Seja ela uma oração ou mesmo uma historia ou um fato qualquer. Assim, desenvolvemos a nossa oratória e nos motivamos.
Posso te garantir que isso funciona. Desde a implantação deste método os resultados melhoraram surpreendentemente!
Desejo-te sucesso!
Oi Elaine!

Entendo que a gratificação ajuda em parte. Mas, se você conseguir treinamentos mais avançados para o seu pessoal, pagos pela empresa, o funcionário irá se sentir mais valorizado e, conseqüentemente, trazer mais resultados para a Empresa.

Incentivar o auto-estudo e a valorização do tempo também ajuda.
Olá Eliana!!

Gerencio uma equipe com 40 recuperadores de crédito e sofri muito com este problema. Solucionei aplicando uma postura que inspirasse a motivação, qualificando e enfatizando o feedback positivo, incentivando a profusão de idéias que somassem ao trabalho realizado, colocando em prática e dando o mérito à quem merece. A sensação de ser importante no todo aumenta, elevando o comprometimento e os resultados. Isso, aliado a treinamento constante e resposta financeira é infalível.

Espero que tenha ajudado.

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma respostaVocê precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.