Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Resolvido
Olá estou com uma grande duvida!

Quero saber como os cartórios de protesto cobram as custas e se as custas cartorárias são repassadas ao cliente quando ele quita o título em cartório?

Me ajudem!

Resposta Aceita

Caso você esteja fazendo a instrução de protesto através do banco em que possui conta e movimenta sua Carteira, então as custas são debitadas em seu extrato.

Por outro lado, se está encaminhando o título mediante duplicata mercantil e autorização ao cartório para a instrução de protesto, então as custas são pagas no ato.

O cliente ao efetuar o pagamento em cartório no prazo estipulado na notificação, então ele quita o principal e as custas cartorárias. Quando isso acontece o cartório por ter recebido 2 vezes (o mesmo valor do SACADOR e do cliente), há o reembolso desse valor para o SACADOR.

Quando o cliente não cumpre o prazo de cartório, no dia seguinte o título não mais pode ser pago no cartório, mas sim no SACADOR. Então O principal acrescido das custas e juros podem ser cobrados do cliente.

Isso acontecendo, no mesmo instante o instrumento de protesto deve ser entregue ao cliente, a fim de que compareça ao cartório para dar entrada desse documento e receber o protocolo com data para retirada do cancelamento processado.

Respostas (1)

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.