Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.
  1. Cheque
  2. Sábado, 27 Dezembro 2014
  3.  Assinar via e-mail
Um de nossos clientes sustou o cheque devido a um atraso na entrega da obra. A mesma já está concluída e o cliente só aceita efetuar o pagamento mediante a entrega do cheque sustado, pois afirma ter que apresentá-lo ao banco. Esta informação procede? De fato, o cheque sustado tem que ser apresentado ao banco pelo emitente? No aguardo.
Resposta Aceita Pending Moderation
Cheque com alinea 21 ( Contraordem (ou revogação) ou oposição (ou sustação) ao pagamento pelo emitente ou pelo portador) não possui efeito restritivo de crédito, portanto, o cliente não é obrigado a apresentar o mesmo ao banco emissor. O emitente tem um prazo de 48 horas para apresentar justificativa por escrito (B.O.) para formalizar a sustação caso contrário, o cheque poderá ser compensado no caso de reapresentação pelo credor após essas 48hs. Caso o emitente tenha formalizado a sustação, o mesmo será devolvido pela alinea 43 (Cheque devolvido anteriormente pelos motivos 21, 22, 23, 24, 31 e 34, não passível de reapresentação em virtude de persistir o motivo da devolução).

Caso o mesmo não liquide o cheque sustado, aconselho a emitir boleto de cobrança em substituição a forma de pagamento cheque com ordem de protesto automático após 5 dias de vencido. Desta forma poderá devolver o cheque alinea 21, pois o mesmo é proibido negativar nos órgãos de restrição ao crédito, diferentemente do boleto.

att
Márcio Leite
  1. mais de um mês atrás
  2. Cheque
  • Página :
  • 1

Envie sua Resposta

Material Grátis

Curso Analise de Crédito

Cursos

Curso Analise de Crédito

 

Curso de Cobrança

Publicidade

Capa de Almofada Santo Antônio

Depoimento

Gostei muito. Aperfeiçoei algumas formas como trabalhava e senti o resultado das mudanças que consegui implementar.

25/08/2018

Depoimento

As dicas do site vêm gerando uma nova visão em nosso setor de crédito e cobrança. Muito bom!

07/08/2017

Depoimento

Excelente trabalho! Parabéns pelas informações prestadas, gerando um sistema mais sustentável. Obrigado!

27/07/2009