Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.
  1. Cheque
  2. Sábado, 29 Março 2008
  3.  Assinar via e-mail
Os Bancos consideram um cheque prescrito sendo a data de emissão superior a 6 meses a data de vencimento... Gostaria de saber se existe algum macete/ jeito de para que o mesmo não seja devolvido pelo motivo 44; algumas pessoas me disseram que: caso o emitente coloque no verso do cheque uma data diferente (superior) da data de emissão e assine novamente a baixo o banco considera a data do verso, assim evitando a prescrição, gostaria de saber se é verdade ou um mito?
Resposta Aceita
Resposta Aceita Pending Moderation
Olá, Guilherme!

Quando o cheque é apresentado após o prazo de prescrição, ele é devolvido pelo motivo 44, e não pode ser pago pelo banco, mesmo que a conta corrente tenha saldo disponível.

Uma possibilidade que eu imagino é se o cheque ainda não foi apresentado ao bando, e que apesar de ter a data de emissão com mais de 6 meses, se houver a data de pré-datado (pós-datado) mais recente, será considerada a data do “bom para” como data inicial para contagem do prazo de prescrição.

Mas, se o cheque já foi depositado, não adianta colocar uma data de pré-datado, porque o que vai valer para contagem da prescrição é a data da primeira apresentação do cheque.

Essa data de pré-datado é colocada na frete do cheque. O exemplo que você disse, seria uma data colocada na parte de trás do cheque.

Mas, se é o PRÓPRIO EMITENTE quem informa a nova data, a ASSINA NO VERSO DO CHEQUE, esta é realmente uma possibilidade aceitável. Mas, que realmente, ninguém até agora confirmou se já fez isso ou se já tentou fazer isso. Até porque é uma situação muito específica e difícil de acontecer.

Outra dúvida muito comum é se o Cheque Devolvido pelo Motivo 44 pode ser Protestado.

Aqui o ponto fundamental é que o Cartório de Protesto não tem a obrigação de verificar a prescrição dos títulos que são apresentados para protesto. O cartório de protestos de títulos não é responsável por impedir o protesto de títulos já prescritos.

Se o credor decidir protestar um título já prescrito, ele vai conseguir. Mas, o credor é responsável por esse protesto.

O credor tem que estar ciente de que se o DEVEDOR decidir sustar o protesto e pedir uma indenização na justiça, o CREDOR terá que responder judicialmente por esse protesto indevido.

Grande abraço!

Dr. Denis Siqueira
Conheça também os meus cursos online:
https://www.creditoecobranca.com/images/banners/curso-avancado-de-cobranca-120.png https://www.creditoecobranca.com/images/banners/curso-formacao-de-analistas-de-credito-120.png

.
  1. mais de um mês atrás
  2. Cheque
Resposta Aceita Pending Moderation
É um mito. O banco não considera nem uma data atrás do cheque. Não tem como você mudar isso. Está na lei e o banco tem que seguir.
  1. mais de um mês atrás
  2. Cheque
Resposta Aceita Pending Moderation
Pelo que sei, o que vale é a data de emissão.
  1. mais de um mês atrás
  2. Cheque
Resposta Aceita Pending Moderation
É mito, pois se você reapresentá-lo, voltará como motivo 43, cheque devolvido anteriormente por motivo...
  1. mais de um mês atrás
  2. Cheque
Resposta Aceita Pending Moderation
Tenho um cheque de cliente alínea 44 de 26/04/2008, ainda posso protestar?

Grata!
  1. mais de um mês atrás
  2. Cheque
  • Página :
  • 1

Envie sua Resposta

Dúvidas Semelhantes

Material Grátis

Curso Analise de Crédito

Cursos

Curso Analise de Crédito

 

Curso de Cobrança

Depoimento

Parabéns pelo trabalho! Acredito que todo esse material disponibilizado irá contribuir bastante no meu desenvolvimento profissional!

28/06/2017

Depoimento

Tenho seu site em meus favoritos, e utilizo muito!

14/05/2013

Depoimento

Conteúdo muito bom.

01/10/2018