Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.
  1. Cheque
  2. Terça, 13 Setembro 2011
  3.  Assinar via e-mail
Contratei um serviço com pagamento parcelado em cheques pré-datados (ao portador). O prestador iniciou o serviço, mas, não concluiu. Motivo pelo qual solicitei ao banco a sustação do último cheque pelo motivo 21. Seis meses após a segunda devolução do cheque pelo mesmo motivo fui contatada por um terceiro prestador, cobrando a dívida do meu prestador que lhe havia repassado os cheques. Posso ser acionada por este terceiro prestador que nem conheço por cauda do cheque sustado a ele repassado?
Resposta Aceita Pending Moderation
Rosaura,

Por Lei, toda vez que alguém susta um cheque (alínea 21) o emitente deve apresentar justificativa ao banco, pois esse motivo caracteriza - DESACORDO COMERCIAL. Portanto, deve estar respaldado com as devidas ponderações de como se deu o desacordo. Sendo assim um terceiro que venha receber o cheque não poderá de forma alguma acioná-la e, se o fizer você terá em juízo o direito de transferir ao prestador do serviço, mediante processo, a responsabilidade do pagamento da parcela.

Por outro lado, o cheque é um título usado em garantia de pagamento futuro e sendo ao portador não tem como documentar quem prestou o serviço, o primeiro ou o segundo. Sendo o caso levado a processo em juízo, o emitente deve levar testemunhas na audiência que possam confirmar que o primeiro prestador é que recebeu os cheques e que foram sustados por não haver encerrado o serviço combinado.

Fica então a experiência válida para que no futuro você possa contratar serviços mediante contrato que venham reger cláusulas que determinem prazo de entrega, forma de pagamento etc. E os pagamentos sejam realizados com cheques nominais e cruzados.

Espero ter colaborado.
  1. mais de um mês atrás
  2. Cheque
Resposta Aceita Pending Moderation
A resposta é SIM!
  1. mais de um mês atrás
  2. Cheque
  • Página :
  • 1

Envie sua Resposta

Material Grátis

Curso Analise de Crédito

Cursos

Curso Analise de Crédito

 

Curso de Cobrança

Publicidade

Capa de Almofada Santo Antônio

Depoimento

Aproveitar bastante o curso, porque conhecimento nunca é demais.

03/02/2016

Depoimento

Adorei e super indico o curso! Pretendo fazer o de cobrança também.

19/02/2019

Depoimento

Curso é ótimo, indico para os amigos e quem pretender aprender sobre esse assunto, sou analista de credito, procurei fazer o curso para aumentar os … read more


02/06/2014