Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Como posso receber um cheque alínea 20? Existe algum meio legal para tentar esse recebimento? Ou posso considerar caso perdido?

Respostas (5)

Boa tarde! Fiz um cancelamento de compra de serviços em Belo Horizonte e estou aguardando retorno da empresa sobre o acerto, restituição da diferença paga. Efetuei o pagamento com dois cheques pré-datados e como eles estavam demorando a me responder fui no banco e orientada a sustar o cheque pelo motivo 20. Gostaria de saber quais as consequências caso a empresa contratada haja de má fé comigo.
Alguem sabe me dizer o que posso fazer contra um cheque devolvido motivo 20, já sei que o mesmo não pode ser Portestado nem mesmo incluido no Serasa.

Grata.
Sou proprietária de uma loja de roupas. E uma cliente fez compra emitindo 3 cheques pré-datados do banco "X".
Antes do depósito do primeiro cheque, ela voltou e realizou nova compra, emitindo novos cheques pré-datados (2) de um outro banco "Y".

Os dois primeiros cheques que foram depositados do banco "X" foram devolvidos por falta de fundos e o terceiro ainda não foi depositado. O primeiro cheque do banco "Y" foi devolvido por falta de fundos. O segundo do último banco foi devolvido pelo motivo 20.

Se o motivo 20 diz que o cheque foi cancelado em branco, supõe-se que o cheque foi roubado. Entretanto, os três cheques anteriores foram devolvidos por falta de fundos, o que estaria confirmando que o cheque devolvido pelo motivo 20 foi emitido pela correntista.

Como devo agir nesse caso? Pois, com esse motivo não tenho condições de protestá-la.
Poderia considerar, esse caso, um caso de polícia e ir à delegacia fazer queixa? Terei algum resultado prático?

Agradeceria muito uma orientação.


Atenciosamente,
Kiyomi Tsushima
O banco pode aceitar que o cliente cancele o cheque (motivo 20) mesmo que o cheque já tenha sido devolvido sem fundo (motivo 11)? Neste caso como proceder?
É possível executar cheque devolvido pelo motivo 20, quando o emitente aceita a dívida?

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.