Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Como posso receber um cheque alínea 20? Existe algum meio legal para tentar esse recebimento? Ou posso considerar caso perdido?

Respostas (5)

É possível executar cheque devolvido pelo motivo 20, quando o emitente aceita a dívida?
O banco pode aceitar que o cliente cancele o cheque (motivo 20) mesmo que o cheque já tenha sido devolvido sem fundo (motivo 11)? Neste caso como proceder?
Sou proprietária de uma loja de roupas. E uma cliente fez compra emitindo 3 cheques pré-datados do banco "X".
Antes do depósito do primeiro cheque, ela voltou e realizou nova compra, emitindo novos cheques pré-datados (2) de um outro banco "Y".

Os dois primeiros cheques que foram depositados do banco "X" foram devolvidos por falta de fundos e o terceiro ainda não foi depositado. O primeiro cheque do banco "Y" foi devolvido por falta de fundos. O segundo do último banco foi devolvido pelo motivo 20.

Se o motivo 20 diz que o cheque foi cancelado em branco, supõe-se que o cheque foi roubado. Entretanto, os três cheques anteriores foram devolvidos por falta de fundos, o que estaria confirmando que o cheque devolvido pelo motivo 20 foi emitido pela correntista.

Como devo agir nesse caso? Pois, com esse motivo não tenho condições de protestá-la.
Poderia considerar, esse caso, um caso de polícia e ir à delegacia fazer queixa? Terei algum resultado prático?

Agradeceria muito uma orientação.


Atenciosamente,
Kiyomi Tsushima
Alguem sabe me dizer o que posso fazer contra um cheque devolvido motivo 20, já sei que o mesmo não pode ser Portestado nem mesmo incluido no Serasa.

Grata.
Boa tarde! Fiz um cancelamento de compra de serviços em Belo Horizonte e estou aguardando retorno da empresa sobre o acerto, restituição da diferença paga. Efetuei o pagamento com dois cheques pré-datados e como eles estavam demorando a me responder fui no banco e orientada a sustar o cheque pelo motivo 20. Gostaria de saber quais as consequências caso a empresa contratada haja de má fé comigo.

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.