Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Pessoal, estou querendo implantar um plano de prevenção de inadimplência, não somente através de uma política de crédito consciente, mas através de sinais de insolvência. Alguém tem algum material ou sugestão para que eu possa estudar melhor isto ?
Por exemplo: Na empresa em que trabalho há vários clientes que "atrasam, mas, pagam" e são sempre eles que acabam pendido falência, concordata, etc. Enfim, preciso, através de controles internos, perceber estes sinais e negociar com o cliente antes de outro fornecedores.

Acho que quero demais! não é? rs... rs...

Agradeço antecipadamente os comentários.

Mário.

Respostas (4)

Bom dia, Mario!

Estou trabalhando em uma empresa a quase dois anos.
Quando entrei aqui tínhamos uma inadimplência parecida com a sua, pequenas empresas que não efetuavam os pagamentos e logo em seguida faliam.
Bom, hoje nossa posição é diferente. Tenho somente R$ 300,00 de perda para o primeiro semestre de 2008, de uma empresa que era nosso cliente há muito tempo mas que pertencia à um grupo que faliu.
Consegui este resultado fechando mesmo a porta no crédito, checando com afinco às empresas novas que entram em meu cadastro, olhando principalmente através da consulta do Serasa o Volume de Consultas efetuadas nos últimos 3 meses. E mais, restringi bastante o crédito para EPP e ME, onde sabemos que essas empresas não tem um capital de giro muito grande.
Quando solicito o pagamento a vista para empresas que não tem muita liquidez.
Outra ponto forte é ter um bom Relacionamento com o Departamento Comercial, fazendo com que eles tomem parte no processo de liberação de crédito, com informações essenciais (sua visita na empresa, o que ele pode perceber sobre a empresa junto aos seus funcionários) sua percepção junto à liberação de crédito e também com a cobrança, envolvendo o departamento quando há a inadimplência. Como seu contato é direto com o Setor de Compras e caso a pendência permaneça não haverá novas liberações.
O processo pode parecer demorado no inicio mas com certeza o resultado aparecerá.
Boa Sorte..
Cristina Monteiro
Para ter bons resultados, comece pelo cadastro.
Seja rigoroso na análise de crédito, verificando tempo de abertura e alterações de sócios. O Serasa e Equifax são auxiliares muito importante para esta verificação. Se você tiver um bom relacionamento com o comercial também será uma ótima ferramenta, caso contrário, dispense a informação coletada pelo vendedor, pois, no final das contas o mesmo quer vender.
Referente aos clientes que estão cadastrados, você deve torná-los inativos após 3 meses sem compras e acompanhar constantemente as compras e pagamentos dos ativos.
Como acompanhar?
Peça para seu departamento de informática criar em seu sistema um "ALERTA DE RISCO", pegando um período de pagamentos efetuados pelo cliente para fazer a média de atraso.
Acima de 5 dias de atraso eu já peço para analisar o cliente. O ideal e usar um período de 40 dias e ver a média.
Conclusão:
Você filtrando o cadastro;
Você inativando após 3 meses;
Você acompanhando os pagamentos dos ativos nos últimos 40 dias.

Garanto a você que a inadimplência acaba.

Mais um alerta, tem que analisar bem o cliente para não condenar um cliente que poderá dar bons lucros.

As vezes o cliente começa a atrasar por ter ampliado seus negócios e forçou o seu fluxo de caixa, procure se informar sobre isso.
O alerta de atraso serve para você analisar o cliente e, após a conclusão positiva ou negativa, você tomar uma atitude.

Um abraço

Precisando, estamos ai!
Caro amigo Mário,

Não existe uma fórmula mágica em crédito que aplicando em todas as empresas pode dar certo, mas, existem mecanismos e ferramentas que ajudam a reduzir suas perdas.

Primeiro, antes de implantar qualquer atividade, deverá definir a política de crédito de sua empresa, para depois adicionar as ferramentas de acordo com essa decisão. Como existem três tipos de política de crédito, cada uma com suas características e reflexos nas vendas, ao optar por uma delas, decida quais ferramentas vai usar.
Se optar por uma política de crédito mais severa, aquela com muitas exigências para liberação de crédito, como irá reduzir o número de empresas que comprarão, de repente não precisará utilizar muitas ferramentas para acompanhar a evolução do cliente.

Mas se optar por uma política de crédito mais liberal, aí aconselharia as seguintes ferramentas:
- Adquirir um pacote do Serasa ou Equifax que se chama gerenciamento de carteira, ou seja, todos os seus clientes são cadastrados e você opta por um acompanhamento rigoroso, e a cada atraso, protesto ou irregularidades de crédito com esse cliente você é comunicado. Assim, acompanha não só os pagamentos que têm como você, mas com o mercado de um modo geral. Afinal de contas, uma empresa não se torna inadimplente nem pede falência da noite para o dia, é um processo que vai crescendo e se você for acompanhando, além de saber a tendência da empresa, poderá se precaver não vendendo mais para a mesma.
- Ainda com pouco uso no Brasil, existe o seguro de crédito, é um seguro como outro qualquer, no entanto, te garante o recebimento daqueles clientes inadimplentes há muito tempo ou falido. Fale com o gerente de seu banco e informe sobre esse produto.

No mais é ficar atento, mesmo, à todos os passos do cliente, determinar novas consultas de Serasa/ Equifax para liberar determinados montantes de compras. Enfim, criar mecanismos que acompanham o cliente no dia a dia, e sobre quais, se fosse falar aqui, iría levar muito tempo.

Espero ter ajudado.

Um abraço!

João Bosco
Olá!

Ter acesso a algum serviço terceirizado de consultas lhe dará mais tranquilidade na hora de fornecer credito.

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