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Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança
Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.
Bom dia!
Por favor, como informar aos meus clientes que a venda ou prestação de serviço com pagamento à prazo somente ocorrerá mediante análise de crédito e com cheque.
Quero por um cartaz como informativo, e quero saber o que está correto nos direitos do consumidor.
Por favor, como informar aos meus clientes que a venda ou prestação de serviço com pagamento à prazo somente ocorrerá mediante análise de crédito e com cheque.
Quero por um cartaz como informativo, e quero saber o que está correto nos direitos do consumidor.
Respostas (3)
Talvez fosse melhor combinar pessoalmente e discretamente para não constranger a pessoa interessada na compra do produto ou serviço.
Você pode mencionar o seguinte:
"Crédito Sujeito a Aprovação".
Mesmo porque, ninguém é obrigado a conceder crédito para clientes problemáticos ou inadimplentes.
Quando você coloca esta afirmação não há constrangimento, e o cliente saberá que existe uma política de crédito na sua empresa, e que você deve seguir o que nela estiver estabelecido.
Isso ajuda também a afugentar maus pagadores.
Quanto à forma de pagamento, se em cheque, boleto, cobrança bancária, depósito e etc, deve ser definida no momento da aprovação do crédito.
Sugiro não generalizar a forma de pagamento.
"Crédito Sujeito a Aprovação".
Mesmo porque, ninguém é obrigado a conceder crédito para clientes problemáticos ou inadimplentes.
Quando você coloca esta afirmação não há constrangimento, e o cliente saberá que existe uma política de crédito na sua empresa, e que você deve seguir o que nela estiver estabelecido.
Isso ajuda também a afugentar maus pagadores.
Quanto à forma de pagamento, se em cheque, boleto, cobrança bancária, depósito e etc, deve ser definida no momento da aprovação do crédito.
Sugiro não generalizar a forma de pagamento.
Bem, coloque a descrição "Crédito sujeito a análise", em lugar bem visível e pronto.
Essa mesma frase deve ser posta em pedidos, pois já vi um caso em que o cliente tendo sérias restrições de crédito teve pedido cancelado por falta de crédito, porém o dono da empresa com pedido cancelado era advogado e acabou entrando no judiciário para receber a mercadoria, pois, em nenhum momento foi informado que o crédito dele seria analisado, e com o cancelamento do pedido seu negócio seria prejudicado.
Leis... vai entender.
Mas, cautela nunca é pouca.
Essa mesma frase deve ser posta em pedidos, pois já vi um caso em que o cliente tendo sérias restrições de crédito teve pedido cancelado por falta de crédito, porém o dono da empresa com pedido cancelado era advogado e acabou entrando no judiciário para receber a mercadoria, pois, em nenhum momento foi informado que o crédito dele seria analisado, e com o cancelamento do pedido seu negócio seria prejudicado.
Leis... vai entender.
Mas, cautela nunca é pouca.
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