Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Vamos trocar informações das técnicas em cobranças, que surtem efeitos imediatos!

Às vezes, a negociação consiste em um processo delicado e que exige habilidade; alcançar o acordo geralmente significa que, ao menos, uma das partes terá de se deslocar de sua posição original. Qual é a melhor forma de passar isso para o cliente?

Cordialmente,

Marcos

Respostas (9)

Existem dois pontos nesta questão, deixar claro para o cliente a intenção em ajudá-lo à resolver o problema, sempre acenando com a possibilidade de um desconto, e, por outro lado, fazê-lo saber que ele não está fazendo nenhum favor em pagar (no caso de clientes com vários contatos e que demonstram um certo descaso) afinal, ele é o maior interessado em resolver. Em ambos os casos a liberação do SPC e Serasa servem como forte argumento e se torna um verdadeiro estímulo ao sucesso da negociação.
Cadê os comentários sobre técnicas de negociação? ninguém negocia por aqui?
Abraços!
Boa Tarde a Todos!

Olha, eu trabalho normalmente com títulos já prescritos, então vocês já devem saber que é a pior negociação de todas!
Porém, tenho obtido um alto nível de aproveitamento nos acordos, pois, sempre eu vou pessoalmente munido de notebook e impressora na casa do devedor com o titulo prescrito em mãos.
Devolvo para ele, desde que assine o contrato de confissão de divida. Porém, deixo aberto qual será a forma de pagamento feito por ele. Faço isso, porque é inviável cobrar na justiça títulos inferiores à R$1.000,00, e não porque sou bondoso... (risos)
Porém, no momento da assinatura do contrato, o devedor deverá pagar a comissão de 20% para a nossa empresa, à título de honorários.
Nossos clientes estão muitos satisfeitos com os resultados.
Gostei da experiência do Fernando César. Apesar dos riscos de ir à casa do devedor com um equipamento caro como um notebook, mas em nome dos altos resultados, pode até valer a pena. Vou apresentar esta idéia aqui na nossa equipe.

De qualquer forma, me permito somar a esta idéia dele, uma experiência que adotamos aqui: utilizar as técnicas de mediação que aprendemos num curso para mediadores.

Nos ajudaram em muito a elevar o índice de êxitos nas cobranças.

Abraços,

Carlos
Na realidade é muito bom estar sempre frisando ao devedor que se não tiver pagamento/ acordo deste débito ele poderá ser protestado e/ ou executado judicialmente, e logo após deixar claro que a empresa está ali para ajudá-lo, que poderá dar descontos, parcelar, etc.

Estamos tendo sucesso desta maneira na recuperação, algumas empresas obtivemos índices de 48% na recuperação
Alguém sabe nos dizer qual o índice de média nacional de recuperação de crédito hoje? Sei que a pouco tempo atrás estava em 12%.

Um abraço a todos e suce$$ooo!
Apenas para complementar, meu note custa em torno de R$500,00 e mais uma impressora para note de R$200,00.

Meu índice gira em torno de 60%, mas, para postos de gasolina fica em torna de 15%.
Fui conciliador do JEC e Procon de Joinville por exatos cinco anos. Onde pude analisar bem os casos de relação de consumo e devedores.

O que eu oriento, para ter sucesso na negociação, é ser educado (muito educado). E mostrar que você está no comando, porém, disposto a ajudar, e muito, à resolver esse problema.

Abraços!
Olá!

Estou fazendo um curso de auxiliar de crédito e cobrança, gostaria de saber quais são as técnicas de abordagem a um cliente inadimplente.

Fábia
Olá pessoal,

Sou novo por aqui, mas também estou procurando melhorar a cada dia e oferecer a minha equipe o melhor que puder buscar sobre material de técnicas de cobrança.

Encontrei um livro excelente que estou utilizando para montar um curso de treinamento, espero que esta literatura os ajude muito.

Trata-se de um estudo da tão comentada Harvard Law School. Os caras são feras mesmo.

Titulo: Como chagar ao Sim - A negociação de acordos sem concessões.
Autor: Roger Fisher, William Ury, Bruce Patton.
Editora: Imago
Uma forma convencional e de bastante sucesso é a aplicação de negociadores externos. O efeito para muitos Clientes/Devedores não ocorre apenas no contato telefônico. Muitas vezes é difícil o cliente "tet-a-tet" se esquivar da condição de pagamento.

Com realização de uma boa visita na residência do cliente (ante art 42 e 71 CDC), cordialmente e pré disposto a resolver, não existirá "justificativa" para o não pagamento, haja vista o entendimento do negociador diante do quadro social do devedor.

As abordagens ficam mais clara, o cliente "sem saída" e de forma educada e prevista em lei.

Cuidado apenas na seleção da empresa contratada para não ter de patrocinar ações contrárias.

Diego Ribeiro

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