Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Por favor, preciso saber se em uma fiança de aluguel de imóveis, após o vencimento do contrato, o locatário continuar no imóvel sem renovação formal do contrato, a fiança continua com a mesma responsabilidade? Ou se exime, já que o contrato assinado durou um ano e encerrou?

Respostas (2)

Terminado o prazo do contrato de locação, mas prorrogada esta por tempo indeterminado, "perdura a responsabilidade do fiador, se estabelecida até a entrega das chaves", inclusive quanto aos aluguéis reajustados dentro dos parâmetros legais (JTACivSP-RT 89/370, Rel. CAMARGO DA FONSECA, 2° TAC5vSP,)."(GILDO DOS SANTOS, Locação e Despejo, pág. 203, Editora Revista dos Tribunais, 4ª ed.)".

Obs:O contrato é prorrogado caso após o encerramento do anterior,o morador permaneça no imóvel por 30 dias.

Espero ter ajudado e boa sorte!
Prezada Maria,

Assim preceitua Levenhagen (1990, p. 211):

"Não exige o código que se usem termos ou expressões sacramentais, para a constituição da fiança, bastando, para a sua validade, que ela seja escrita e expresse induvidosamente a intenção de afiançar. Quem se limita a apresentar a um amigo verbalmente, ou solicitar a ele, também verbalmente, a abertura de um crédito, não estará agindo como fiador, pois falta o requisito expressamente exigido por lei, que é o documento escrito. Não vale, portanto, como fiança, a garantia oferecida verbalmente, como, da mesma forma, não se admite a prova da fiança por via testemunhal ou por procuração".

Caso ainda reste alguma dúvida você poderá obter maiores informações através do link:
http://jus.com.br/revista/texto/12802/a-garantia-de-fianca-nos-contratos-de-locacao-prorrogados-por-prazo-indeterminado-e-a-boa-fe-objetiva

De qualquer forma o que oriento é que procure alguém especializado no assunto ou mesmo um corretor para esclarecer.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,
Sthefany Fernandes

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.