Quando começar a cobrança dos clientes inadimplentes?

 

Uma dúvida muito comum é saber com quantos dias de atraso podemos começar a cobrança de dívidas. Neste vídeo vamos esclarecer isso e também avaliar qual é o melhor momento de começar a cobrança.

Assista agora:

 

Veja aqui a transcrição do conteúdo do vídeo:

 

Quando começar a cobrança dos clientes inadimplentes?

Para muitas pessoas a cobrança dos clientes inadimplentes é uma das tarefas mais difíceis para fazer. Principalmente se essa pessoa não foi contratada para fazer o trabalho de cobrança de dívidas.

Na maioria das vezes é o próprio empresário quem tem que fazer a cobrança das vendas a prazo. Mas, a gente sabe que o empresário ele tem que manter a sua energia na geração de negócios. Outras atividades como a cobrança de dívidas precisam ser delegadas.

Além disso, quando é o empresário ou é outra pessoa que está só acumulado a função de cobrança, essa pessoa acaba fazendo a cobrança só quando sobra algum tempo. É aí que mora o perigo, porque nesses casos, a cobrança nunca é uma prioridade.

Mas, o que a gente precisa é transformar a abordagem de cobrança em uma rotina. Em uma rotina diária na sua empresa. Essa é a melhor formar de manter a inadimplência sob controle.

Deixar para cobrar o devedor somente quanto a situação está insustentável é um grande erro que a gente comete. Porque quando a cobrança chega nesse estágio fica muito mais difícil de receber a dívida.

Acredita no que eu vou te dizer, o devedor ele está esperando que você faça algum tipo de contato de cobrança já nos primeiros dias de atraso. Mas, se você deixa para procurar o devedor só depois que já se passaram meses do vencimento. As chances do devedor se organizar para conseguir pagar essa dívida são muito menores.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre quando pode começar a fazer a cobrança da dívida, saiba que você pode cobrar no primeiro dia de atraso.

É o seu direito cobrar já no dia seguinte depois do vencimento.

Se você não quer desgastar a relação comercial, você pode sim, deixar para começar a cobrança somente alguns dias depois do vencimento. Mas, não vai esquecer que recebe mais
rápido quem cobra primeiro.

Eu sou Denis Siqueira criador do site CreditoeCobranca.com

E te convido para visitar meu site e conhecer os conteúdos exclusivos para os profissionais de crédito e cobrança. Basta acessar esse link aqui do lado.

Um grande abraço e até o próximo vídeo.

Dr. Denis SiqueiraDr. Denis Siqueira
CreditoeCobranca.com - Cursos e Treinamentos

 

 

CONTEÚDO VIP

RECEBA NO SEU E-MAIL AS DICAS, PLANILHAS, CHECKLISTS, MODELOS E VÍDEOS EXCLUSIVOS PARA OS PROFISSIONAIS DE CRÉDITO E COBRANÇA!

captcha