Combater a inadimplência ou evitar a inadimplência

 

Na gestão de crédito e cobrança existe o momento certo de combater a inadimplência e o momento certo de evitar a inadimplência.

Neste vídeo vamos falar de trabalhar combatendo e evitando a inadimplência.

Assista agora:

 

Veja aqui a transcrição do conteúdo do vídeo:

 

Para as empresas que concedem crédito para os seus clientes, ou seja, para as empresas que vendem a prazo, a inadimplência é um
problema que precisa ser controlado.

E existem duas formas de manter o controle da inadimplência.

Uma delas é através da cobrança de dívidas e a outra é através do controle da concessão de crédito.

Usamos as estratégias de cobrança para combater a inadimplência, e usamos as estratégias de análise de crédito para evitar a inadimplência.

Neste caso as duas estratégias são importantes. As duas estratégias são complementares.

E uma coisa que eu ensino para os meus alunos é que no final das contas o mais importante é a estratégia de vendas da empresa.

É isso mesmo o que você ouviu: Estratégia de vendas; Estratégia de concessão de crédito; e Estratégia de cobrança.

Por exemplo:

Se a sua empresa está buscando expandir o mercado e aumentar a carteira de clientes, a sua empresa vai ter que ser mais flexível na hora de conceder crédito.

E o resultado de uma concessão de crédito mais flexível é que a inadimplência vai ser um pouco maior. Mas, mesmo que a inadimplência seja maior o aumento nas vendas vai acabar compensando correr esse risco. Então para equilibrar essa situação, em que você vai ter que ser mais flexível na concessão de crédito, você vai precisar usar a cobrança para combater o aumento da inadimplência.

Mas, se hoje a sua empresa não está buscando expandir o mercado, nem aumentar a carteira de clientes, então não tem justificativa para você se expor ao risco de inadimplência. Neste caso, o que você precisa é revisar seu processo de análise e concessão de crédito para evitar a inadimplência.

O ideal é ter processos de concessão de crédito e de cobrança de dívidas bem definidos na sua empresa.

Manter a sinergia entre a sua estratégia de vendas, a estratégia de crédito e a estratégia de cobrança é o que vai garantir o bom desempenho financeiro da empresa.

Eu sou Denis Siqueira, criador do curso avançado de cobrança e recuperação de créditos e do curso de formação de analistas de crédito.

Clique agora aqui neste link e conheça o programa completo dos cursos.

Um grande abraço e até o próximo vídeo.

Dr. Denis SiqueiraDr. Denis Siqueira
CreditoeCobranca.com - Cursos e Treinamentos

 

 

CONTEÚDO VIP

RECEBA NO SEU E-MAIL AS DICAS, PLANILHAS, CHECKLISTS, MODELOS E VÍDEOS EXCLUSIVOS PARA OS PROFISSIONAIS DE CRÉDITO E COBRANÇA!

captcha