7 dicas para combater a inadimplência

 

A concessão de crédito tem que ser usada de forma estratégica como uma ferramenta para viabilizar negócios.

Neste vídeo vamos ver 7 dicas para combater a inadimplência.

Assista agora:

 

Veja aqui a transcrição do conteúdo do vídeo:

 

1# DICA

A primeira dica é criar procedimentos para identificar e medir o risco que está sendo assumido na hora de conceder crédito. Ou seja, você precisa de um processo de análise de crédito para cada venda a prazo que você fizer.

2# DICA

A segunda dica é usar a concessão de crédito como um diferencial competitivo. O crédito não é um direito do cliente. O crédito é um benefício que você está concedendo para o cliente. Então, você precisa valorizar essa concessão de crédito. Para o cliente manter o crédito, ele precisa fazer por merecer.

3# DICA

A terceira dica é definir uma estratégia de cobrança de dívidas. O trabalho de cobrança tem que ser uma rotina na sua empresa. E para ter resultado na cobrança você precisa ter uma boa estratégia de cobrança.

4# DICA

A quarta dica é investir na capacitação do profissional que vai fazer a análise de crédito e a cobrança de dívidas. Se o funcionário não sabe fazer cobrança ou não sabe fazer a análise de crédito, ele vai cometer erros que vão custar muito mais caro do que o valor de um treinamento.

5# DICA

A quinta dica é estudar e entender o comportamento dos clientes no momento do pagamento. Você precisa conhecer a sua carteira de contas a receber.

6# DICA

A sexta dica é para você usar os indicadores para acompanhar e medir o desempenho na concessão de crédito, na geração de negócios e na redução da inadimplência. Se alguma coisa está dando errado são os indicadores que vão mostrar isso para você.

7# DICA

A sétima e última dica é que você precisa aprender a negar o crédito. Você não pode vender para todo mundo que quer comprar a prazo. É preciso aceitar que algumas vezes a gente vai perder vendas. Só assim o empresário vai deixar de tomar prejuízos com a inadimplência.

A concessão de crédito tem que ser usada de forma estratégica como uma ferramenta para viabilizar negócios. Se a nossa estratégia é de expansão de mercado a gente precisa estar disposto a correr riscos de crédito. Desta forma não vai ter surpresa com a inadimplência. Porque a gente já vai estar preparado para um trabalho de cobrança mais rigoroso.

Eu sou Denis Siqueira, criador do site CreditoeCobranca.com

E se você quer montar a sua estratégia de cobrança, eu vou te enviar grátis a minha planilha com um modelo de estratégia de cobrança. É a régua de cobrança, que você vai receber acessando esse link que está aparecendo aqui do lado. Então clique agora para receber a sua planilha grátis.

Um grande abraço a até o próximo vídeo.

Dr. Denis SiqueiraDr. Denis Siqueira
CreditoeCobranca.com - Cursos e Treinamentos

 

 

CONTEÚDO VIP

RECEBA NO SEU E-MAIL AS DICAS, PLANILHAS, CHECKLISTS, MODELOS E VÍDEOS EXCLUSIVOS PARA OS PROFISSIONAIS DE CRÉDITO E COBRANÇA!

captcha