Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Prezados, boa noite.

Gostaria de saber, como funciona uma empresa de cobrança, mas quero saber a parte técnica.
Exemplo:

O Banco envia uma carteira para o escritório, o escritório importa para o sistema e o sistema trata as informações para então distribuir entre os cobradores e começar então a chamada cobrança extra-judicial ok?

Estou certo?

Continuando...

1 - Essa carteira, é um arquivo? arquivo txt??
2 - Alguém tem alguma carteira para eu olhar como exemplo?? pode ser antiga mesmo.
3 - Usam-se computadores para fazer tal cobrança?

Resposta Aceita

Olá, Renato!

A empresa de cobrança não precisa usar esse processo informatizado. Isso só é necessário se você estiver lidando com o mercado massificado, com milhares de títulos diariamente.

Mas, a maioria das empresas de cobrança podem receber a relação de cobrança por uma simples planilha de texto ou mesmo em um formulário impresso.

Esse envio por meio eletrônico é sim por arquivo de texto tipo TXT seguindo um padrão de dados (os bancos por exemplo usam o padrão Cnab).

A empresa de cobrança precisa de computadores para operar um sistema de gestão de cobrança. Esse sistema permite otimizar e controlar as cobranças. Mas, isso não te impede de começar uma empresa de cobrança sem um sistema. Quando sua empresa crescer será sim indispensável ter um sistema informatizado.

Grande abraço!

Dr. Denis Siqueira
Conheça também os meus cursos online:
https://www.creditoecobranca.com/images/banners/curso-avancado-de-cobranca-120.png https://www.creditoecobranca.com/images/banners/curso-formacao-de-analistas-de-credito-120.png

Respostas (1)

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.