Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Ola, Gostaria de saber opinião de vocês, uma empresa pode se negar de vender para um cliente que ficou inadimplente mas pagou a sua conta, e não tem mais restrições? Por exemplo, ficou devendo durante muito tempo, e após longas negociações pagou sua divida, mas mostra interesse em voltar a comprar faturado, podemos recusar?

Resposta Aceita

Olá, Cintia!

Tudo bem?!

Sim. A empresa pode se negar a vender faturado para o cliente.

Vender faturado é o mesmo que vender a prazo ou vender a crédito.

Quando você vende faturado, você está concedendo crédito para o cliente. E essa concessão de crédito é um benefício que o fornecedor decide se quer ou não conceder. O fornecedor não é obrigado a conceder o crédito.

Mesmo que o cliente já tenha pago toda sua dívida, mesmo que o cliente não tenha restrições na praça (negativação no SPC ou Serasa), ainda assim, não somos obrigados a vender faturado.

Na situação que você descreve, a confiança que tínhamos no cliente foi perdida. E quando não há confiança, não devemos conceder o crédito.

Sobre esse assunto eu até já escrevi um artigo. Dá uma olhada acessando esse link: Sou obrigado a conceder crédito?

Grande abraço!

Dr. Denis Siqueira
Conheça também os meus cursos online:
https://www.creditoecobranca.com/images/banners/curso-avancado-de-cobranca-120.png https://www.creditoecobranca.com/images/banners/curso-formacao-de-analistas-de-credito-120.png

Respostas (1)

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.