Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Olá, boa tarde!

Preciso aprovar o cadastramento de um novo fornecedor, que informações devo colher e como analisa-lo?

Cláudio Luiz de Sousa

Resposta Aceita

Olá Cláudio, bom dia!

Depende de qual é a área da empresa que você trabalha ou gerencia.
O que devemos fazer primeiramente é analisar se os produtos fabricados e/ou distribuídos tem procedência, ou seja, está devidamente licenciado? É aprovado pelas normas técnicas?

Os documentos básicos que devem ser consultados são:
• Cartão CNPJ junto a receita federal
• Inscrição estadual (via SINTEGRA)
• CRF- Certidão do FGTS junto a caixa
• CND- Certidão negativa de débitos e tributos
• Serasa (é importante para saber se a empresa tem capacidade financeira de entregar os produtos que fabrica no prazo acordado)
• Alvará de funcionamento e localização (obrigatório para todas as empresas em território nacional)

Os documentos complementares vão de acordo com o ramo do fornecedor, por exemplo: Empresas de material médico: deve ter licença sanitária local, responsável técnico e autorização da ANVISA, Produtos químicos: licença ambiental, sanitária e responsável técnico.
Produtos agropecuários: deve estar licenciado junto ao ministério da agricultura e etc...

O exposto trata de documentos básicos e podem ser aprimorados ao longo do tempo, lembrando que a maioria tem validade expressa.

Espero ter ajudado,

Att,

Thiago Fernandes Nogueira
Especialista em Crédito e Gestão de Risco

Respostas (1)

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.