Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Olá tenho uma loja e faço boletos se eu pegar a assinatura da pessoa no boleto consigo cobrar se ela não me pagar?Ou para isso tenho que ter uma nota promissória assinada também?

Resposta Aceita

Olá, Lucilaine!

O boleto é um meio de pagamento. Através do boleto você pode cobrar uma duplicata ou uma nota promissória ou um contrato e outros documentos de dívida.

O boleto não é um título de crédito, o boleto serve apenas como meio de pagamento.

Então assinar o boleto não transforma ele em um título de crédito.

O título de crédito sim representa um direito de crédito. O título de crédito é que serve para cobrar do seu cliente. Pode ser uma duplicata, pode ser a nota promissória, pode ser o cheque.

Se você emite uma Nota Fiscal e tem o canhoto assinado, você pode emitir uma duplicata para cobrar o devedor. Juntando estes três documentos (NF + Canhoto Assinado + Duplicata) você pode cobrar, você pode protestar a dívida em cartório, você pode cobrar judicialmente a dívida.

Se você tem um contrato, então pode emitir a nota promissória para representar a dívida e colher a assinatura do devedor. Se não tiver as notas promissórias o próprio contrato (bem redigido) serve para cobrança.

Portanto, respondendo a sua dúvida, o melhor é você emitir a nota promissória e pegar a assinatura do devedor. Dessa nota promissória você pode emitir um boleto com o tipo de documento NP e enviar para o cliente efetuar o pagamento em qualquer banco.

Veja o formulário para emissão de nota promissória:
https://www.creditoecobranca.com/formularios/nota-promissoria

Veja o formulário para emissão de Duplicata:
https://www.creditoecobranca.com/formularios/modelo-de-duplicata

Grande abraço!

Dr. Denis Siqueira
Conheça também os meus cursos online:
https://www.creditoecobranca.com/images/banners/curso-avancado-de-cobranca-120.png https://www.creditoecobranca.com/images/banners/curso-formacao-de-analistas-de-credito-120.png

Respostas (1)

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.