Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Ola Dr. Denis Siqueira,

Primeiro, parabéns pelo seu site...

Gostaria de tirar uma duvida, hoje, consultas de cheques, existe algum link ou acesso ao BC onde eu possa fazer consulta de cheque e que me retorno a situação do mesmo?

tenho essa duvida porque me comentaram que consulta de cheque hoje é de domínio publico e se for deve ter algum local para as respectivas consultas.

Mais uma vez, parabéns pelo site


Att
Paulo Ricardo

Resposta Aceita

Olá, Paulo Ricardo!

Obrigado pelo feedback!

Sim! hoje os bancos são obrigados a disponibilizar a consulta gratuita de cheque. Mas, a informação está limitada "a situação do cheque" (se não está bloqueado, furtado/roubado, sustado ou revogado ainda que em caráter provisório, bloqueado pelo banco porque o correntista recebeu o talão e ainda não desbloqueou, cancelado, extraviado ou destruído, objeto de bloqueio judicial, ou de conta corrente encerrada).

A Febraban criou o site Cheque Legal para que os bancos possam atender essa exigência do BCB e disponibilizar essa consulta.

Não são todos os bancos que participam do site Cheque Legal. Veja a lista de participantes:
https://www.chequelegal.com.br/febraban/pagina3

Se o banco não for participante do site Cheque Legal, ele deverá disponibilizar outra forma de consulta.

Mas, aquela informação sobre o emitente do cheque, se ele tem cheques sem fundos na praça, ainda não é disponibilizada gratuitamente.

Ou seja, o cheque pode estar "Ok" quanto a sua situação. Mas, o emitente pode estar com dezenas de cheques sem fundos na praça.

As informações sobre cheque sem fundos vem do Cadastro de emitentes de Cheques sem Fundos (CCF).

Na minha opinião as informações de Cheques sem Fundos também deveria ser oferecida de forma gratuita.

Alguns serviços de informações cadastrais disponibilizam algumas consultas grátis ao CCF. Mas, o objetivo deles é vender outros serviços ou consultas adicionais. Além disso, alguns sites desses serviços não me parecem confiáveis...

Grande abraço!

Dr. Denis Siqueira
Conheça também os meus cursos online:
https://www.creditoecobranca.com/images/banners/curso-avancado-de-cobranca-120.png https://www.creditoecobranca.com/images/banners/curso-formacao-de-analistas-de-credito-120.png

Respostas (1)

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.