O cenário que o mercado de crédito brasileiro está passando em 2011 é muito favorável, porém requer muitos cuidados e atenção para que o bom momento da economia brasileira não desencadeie uma bolha de crédito com consequências graves para um país em pleno desenvolvimento como o Brasil.

Estamos testemunhando uma diminuição na base da pirâmide social, e um inchamento no meio, isto representa o crescimento da classe média brasileira. Este movimento é cíclico, ou seja, aumenta a produção, aumenta a renda, aumenta o consumo e novamente aumenta a produção.

Paralelo (e como consequência) a todo este movimento de “enriquecimento da economia” está a oferta de crédito. Com estes novos entrantes da classe média, há também o crescimento da oferta de crédito. Uma medição feita pelo Banco Central (12 meses acumulados até junho/2011) mostrou que a relação crédito versus PIB foi de 47,2% e é a maior desde 1988, quando esta medição começou a ser feita. Em junho do ano passado este mesmo índice foi de 44,6% e a expectativa do BACEN é que até dezembro este número chegue a 48%. Estímulos dirigidos pelo governo, como por exemplo, para o crédito habitacional, são grandes motores para este movimento.

Se de um lado da cadeia temos uma nova classe consumidora, acessando linhas de crédito pela primeira vez, de outro temos como consequência um mercado de cobrança também aquecido. E o aumento desta demanda gera uma crescente na oferta de novas ferramentas, tecnológicas e mecânicas, dirigidas para o mercado de cobrança e prevenção à inadimplência.

O desafio está lançado. 2012 promete ser um ano importante para o desenvolvimento do mercado de Crédito e Cobrança e os profissionais que atuam nestes mercados necessitam estar munidos de todas as informações e estratégias para que o bom momento da economia se reverta em bons frutos para seus negócios.

A C2C (Conferência de Crédito e Cobrança) trará para discussão os principais desafios vivenciados pelos profissionais de crédito e cobrança. Durante os dois dias de conferência, faremos um estudo profundo do comportamento de consumo e inadimplência da nova classe média, teremos um panorama geral do momento econômico brasileiro, além de duas salas simultâneas para exposição de benchmarkings direcionados especificamente para o público de crédito e de cobrança.

O encontro acontecerá em São Paulo, nos dias 20 e 21 de março de 2012.

Para mais informações, entre em contato com a FS Academy, pelos telefones [11] 4193-8585 // 4193-2569, pelo email

[email protected],
ou pelo site
www.conferenciac2c.com.br