Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Boa Tarde, pessoal

Trabalho no depto financeiro com a parte de crédito e cobrança e estudo Adm, estou começando o meu TCC e gostaria de fazer sobre "ANALISE DE CRÉDITO E COBRANÇA", porém meu orientador me informour que é um campo muito amplo e que deveria me focar em algo mais especifico.
Não consegui definir esse foco ainda. Vocês têm alguma idéia e/ou dicas de livros, revistas que eu possa encontrar mais informações?
No aguardo
Muito Obrigada

Respostas (18)

Tem um livro que acho interessante:
Gestão e Análise de Risco de Crédito - José Pereira da Silva - Ed. Atlas.
Tem um vasto material com visão de banco.
Espero ter ajudado.
Boa noite, Edicléia! Muito legal a sua iniciativa de escrever sobre Crédito e Cobrança em seu TCC, tenho certeza que vai aprender bastante com o trabalho.

Um assunto que gosto bastante é sobre a construção de modelos de credit scoring para determinado segmento. Um outro assunto legal também é escrever sobre modelos de previsão de insolvência. Por ultimo você pode escrever sobre métodos de analise de credito para micro e pequenas empresas.

Espero ter ajudado,

Múcio Batista
Especialista em Crédito & Cobrança.
BOM DIA!

Concordo, você deveria focar ou crédito ou cobrança, pois o meu fiz sobre a importância da terceirização da cobrança para empresas especializadas... e assim mesmo ficou muito grande e difícil de achar material sim, além de que 1 livro apenas não basta, utilizei jornais como Valor Mercantil, esse site, outros sites sobre o tema, os livros escritos pelo proprietário do site... e outros na Internet onde, para poder utilizar enviei e-mail e/ou correspondência para obter autorização para citá-los. Mesmo assim o material "publicado" não é o suficiente tive que garimpar muito. Se optar por concessão de crédito o material é mais vasto, mais livros publicados.

Qualquer duvida me contate

Abraço!
Boa noite a todos!

Me chamo Renata, sou formada em administração de negócios, trabalho como analista de crédito e cobrança em uma empresa de caráter familiar.
Em busca de novos conhecimentos optei em fazer MBA em Gestão de Pessoas, onde para finalizar o curso preciso entrega um TCC, o qual escolhi como tema Potencializarão das Equipes de Crédito e Cobrança, Custos x Benefícios.
De inicio, consegui alguns artigos sobre o assunto, porém as informações são poucas.
Por gentileza, alguém sabe me indicar algum livro,site, artigo, etc, que trate desse assunto?
Dentro desse enfoque surge também uma área voltada a inteligência emocional, se alguém puder me indicar algo sobre esse assunto eu agradeço.

Desde já, agradeço a atenção prestada.
Olá,

Também estou fazendo uma monografia para minha pós, e escolhi a área de crédito e cobrança, onde trabalho. O tema que escolhi foi a Análise de Balanço como instrumento de análise de crédito.

Também estou atrás de bibliografia sobro o assunto
Olá!

Realmente em apenas um trabalho você não conseguirá abordar de forma consistente o assunto.
Também fiz o meu TCC na área de crédito e Cobrança e acho que seria muito válido você seguir um caminho idêntico. No meu trabalho, sugeri melhorias no Departamento de Crédito da Empresa, indicando qual o impacto do crédito mal analisado nos resultados financeiros da empresa. Assim, consegui abordar o tema crédito, sugeri o uso das ferramentas mais propícias e ainda pude aproveitar o trabalho de conclusão como projeto, de fato implantado e operando atualmente aqui na empresa.

Espero ter ajudado.
Eder, esse trabalho que você desenvolveu está disponível na rede? Pretendo realizar um levantamento na empresa onde trabalho e necessito de comparações.
Olá, Eder
Também gostaria de ter acesso ao seu trabalho, estou estudando bastante o tema.
Obrigada
Bom dia, Edicléia e Eduardo!

O trabalho não está na rede. O trabalho é bem completo. O embasamento teórico é bem amplo e é resultado de muita pesquisa em vários livros e dos autores mais conceituados no ramo.

Em relação ao projeto, aqui na empresa foi implantado e os resultados foram muito positivos.

De momento, coloco-me a disposição para dar algumas dicas e orientar seu projeto. Porém para isso preciso saber de mais informações sobre a sua empresa e a situação atual. Mande mais detalhes de sua empresa relatando quais são as principais dificuldades.

Em relação ao projeto pronto, não está disponível na rede.

At.
Eder
Bom dia!

Estou iniciando na empresa (EPP) no setor de cobrança.
Gostaria de reunir materiais de pesquisa a respeito do assunto a fim de desenvolver e aprimorar meu TCC na
Universidade.

Conto com a ajuda de todos.

Desde já agradeço a especial atenção.

Saudações,

Walter - SC
Pessoal,

Bom dia!
Estou fazendo minha monografia em Pós-graduação Financeira sobre Credit Scoring e gostaria de obter mais informações para tornar o assunto completo.
Vocês poderiam me ajudar?

No aguardo,
Atenciosamente,

Luciana Rivas Couto
Boa noite, pessoal!

Eu estou fazendo faculdade de administração e estou fazendo meu TV na área de recuperação de credito.

Gostaria de falar sobre “Quais os fatores que levam a inadimplência da Pessoa Física no Brasil e como os profissionais da área de recuperação de crédito são influenciados à chegar ao resultado esperado pelas instituições financeiras”.

Vocês têm alguma idéia e/ou dicas de livros, revistas que eu possa encontrar algumas informações?

Desde já, agradeço e ficarei no aguardo.
Carlos Alberto,

Acho o seu tema muito amplo para apenas um trabalho, afinal como investigar as “causas da inadimplência”.
Acharia melhor reduzir o objeto de pesquisa.
Eder, boa tarde!

Não sei se você ainda vai ver este tópico, mas, enfim, espero que leia, rs...

Vi que você desenvolveu um trabalho na área de crédito e cobrança e achei interessante.

Sou aluno MBA em Gestão Financeira, e penso em escrever algo sobre a área, porém, depois da crise financeira não saiu muito material, quase nada.

Você poderia enviar-me algo, algumas dicas, bibliografias, do que você desenvolveu?

No aguardo,

Obrigado!
Olá, Eder Daniel!
Tudo bem?

Eu também trabalho na área financeira (análise de crédito e cobrança) e gostei do tema do teu TCC.

Você poderia me orientar com alguns artigos, livros sobre qual o impacto do crédito mal analisado nos resultados financeiros da empresa.

Agradeço a sua atenção.

Rogério.
Boa noite, Eder!

Não sei se você irá ver esse tópico, mas também estou fazendo o meu TCC sobre o tema abordado.

Trabalho na área de crédito e cobrança em uma empresa no ramo de construção civil. Você teria como me informar alguns autores, pois, está complicado de encontrar algo na área.

Att.
Eu estou também elaborando meu TCC sobre credito, e vou focar a analise de balanço como importante ferramenta para a concessão de credito, estou analisando livros e outros materiais, mas tem um livro de WOLFGANG KURT SCHRICKEL que fala bem sobre isso, só que não estou encontrando est livro, parece ser raridade.

Um abraço a todos!!

Eber
Encarregado Administrativo
Sou professor universitário e empresário na área de TI, sugiro a abordagem do emprego de ferramentas de análise de risco de crédito.

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.