Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Pretendo utilizar o limite de credito para meus clientes, gostaria de informações que poderiam ajudar a formar o limite de credito. Meu objetivo é automatizar o sistema para calcular o limite de credito ao cliente....

Quando um automóvel, por exemplo, é confiscado por falta de pagamento e depois esse veículo é leiloado e vendido, a financiadora é obrigada a dar a quitação para o antigo devedor?...

Qual o último recurso que posso usar em uma cobrança? Tenho diversos clientes que o título foi protestado, deu devolução de cartório, já tentei fazer acordo para a quitação através de depósito bancário mas eles não pagam....

Na minha empresa adoto 4 modalidades de cartas. A 1ª e a 2ª solicitando o comparecimento do cliente a loja p/ regularizar débito. A 3ª solicitando o pagamento caso contrário o nome do mesmo será encaminhado p/ SPC. E a 4ª solicitando comparecimento d...

Tenho um cheque em mãos de uma cliente que faleceu a 5 meses. Ela é a 2ª titular da conta. Seu marido (ainda vivo) é o 1º titular. Sinto que ele está dando desculpas para arrastar o pagamento alegando que ainda não saiu o dinheiro do seguro de vida d...

Gostaria de saber que ferramentas poderia utilizar pra tentar reduzir o índice de inadimplência?...

NOTA PROMISSÓRIA Segundo a lei que rege a Nota Promissória, a prescrição da mesma é de 3 anos. O entendimento do tribunal RS é que com a PRESCRIÇÃO deve o credor retirá-la do protesto. Segundo o CDC não deve ser mantido o protesto. Peço ...