Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Gostaria de saber se há alguém do ramo de Educação cadastrado, para que possamos trocar experiências.

Respostas (23)

Maria Tereza, não trabalho no ramo escolar. Mas, já prestei serviços para uma escola que estava com problemas no recebimento das mensalidades e, sei que a inadimplência neste ramo é uma das maiores razões para o aumento anual das mensalidades.
Enzo,
Pela experiência que teve prestando esse serviço, pode nos dizer, se existem regras ou leis diferentes para a cobrança de mensalidade escolar, seja nível básico, médio ou superior?
Um ótimo tópico, como fazer quanto a isso? Como fazer a cobrança deste ramo? É possível negativar um devedor junto ao SPC e SERASA?
Como direcionar o escritório de cobrança para atuar em escolas e/ ou condomínios?
Eu tenho uma escola e sei como está difícil lidar com a inadimplência.
Fizemos uma parceria com um Banco para que seja dado um prazo no boleto para que o mesmo seja protestado. O procedimento ainda é novo para nós, pois, começamos este mês.
Mais para frente posso dizer se está dando resultado.
Olá como estão todos, espero que ótimos!

Eu trabalho na cobrança de uma Instituição de Ensino Superior e estamos com uma crise de cheques, alguém já passou por isso? Se passou, como saiu dessa situação?

Abraços e sucesso!
Existe um devedor que tem um débito de 1.000 reais, e este quer efetuar o pagamento em 10 vezes. Mas, a nossa instituição tem uma política de fazer o recebimento nesse valor em apenas 5 vezes.
O aluno tem dois anos pra se formar, ele pode nesse semestre voltar ao curso pois estava afastado.
Nesse caso, ele disse que somos obrigados à receber da maneira que pode pagar, nos ameaçando entrar com uma ação.
Este aluno está certo?
Superamos a crise dos cheques de duas maneiras: uma através de nota promissória, e a outra, mais eficaz, foi emitindo boleto bancário, e em parceria com banco, depois de sete dias de vencida enviando automaticamente para protesto.

Espero que ajude pois até com cheque tenho problemas, pois, ainda não sei como receber cheque sustado por roubo e o devedor não está nem um pouco preocupado em pagar.

Um abraço!
Querida, muito obrigado!
Vou entrar em contato com o banco sobre os boletos. Mas, sobre a nota promissória, essa crise foi pior que a dos cheques aqui.
Também concordo com você, que o boleto é muito melhor. Mas, estou trabalhando hoje com várias promissórias que protestamos, mas a primeira forma é mais fácil e ágil, pois, o próprio banco protesta o titulo. Assim, é menos trabalho para nós.
Um abraço!
Maria Teresa, trabalho em uma Instituição de Ensino, acredito que podemos trocar experiências.
Em que tipo de Instituição Trabalha?
Willians,

Trabalho em uma Universidade particular, para ser mais exato em uma Fundação, mantenedora do Centro Universitário.
Pessoal vamos reativar este fórum!

Depositem suas questões para que possamos trocar experiências.
Trabalho com empresa de educação. Ramo: Ensino de informática.
Boa tarde!

Pessoal estou para fazer uma entrevista em uma faculdade para trabalhar na área de cobrança, gostaria de me informar referente à cobrança nestes casos, em que cobrarei alunos. Mais especificamente se falando de leis, direitos e deveres.

Agradeço as informações. Pois, quero fazer bonito na entrevista que vai ser dia 24/11/08.

Grato!
Bom. Mas, a questão em dúvida não foi esclarecida.
Atá aonde o cobrador pode chegar cobrando um aluno?
Boa tarde à todos!

Trabalho na área de cobrança em uma Universidade de São Paulo, e creio que nesse segmento a diferença é o tratamento. Temos que ter um tratamento mais sutil, pois, o aluno acha que não é um cliente convencional. Mas, na área que atuo não vejo muita diferença, pois, cobro cheque devolvidos não muito recentes, e caso não tenha um retorno financeiro do emitente, o nosso departamento jurídico está sempre a disposição para tentar reaver valores judicialmente falando.

Espero que tenha ajudado alguém,

Abraços!
Olá!
Trabalho na área financeira de uma Instituição de Privada de Ensino Superior.
Acho importante e necessário trocarmos idéias sobre o assunto inadimplência escolar.
Estamos em fase de contato de cobrança através de telefone, e só encontramos algumas pessoas no período noturno.
Existe um horário limite para esses contatos?

Obrigada!
Olá! trabalho no ramo Escolar.
Olá! Sou estudante universitário. Podemos trocar idéias e experiências.
Faça experiência de oferecer descontos para pagamentos realizados até o vencimento. Certamente aquele orçamento familiar em que são escolhidas e analisadas as prioridades, valores, custo benefícios, etc, a sua boleta passará a constar no topo desta lista.
Obviamente observe qual alíquota de desconto poderá ser absorvida em sua margem.
Boa Noite! Pessoal, trabalho em um escritório de cobrança, estou justamente responsável pela inadimplência de uma faculdade. Já tentei de tudo um pouco, mas, a cultura anterior da faculdade levou ao costume de irem “levando com a barriga”, já enviei cartas cobrança, liguei, negativei, e não está surtindo efeito. O que fazer ? Ajudem por favor! Quem for supervisor de cobrança ou qualquer pessoa que tenha alguma estratégia boa de cobrança, posta aí, porque o básico eu já tentei.

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.