Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Pessoal,

Trabalhei durante muito tempo com emissão de notas fiscais. Porém, nunca tive contato com duplicata, e por isso, não entendo a diferença entre as duas coisas.
De acordo com as definições que já li a duplicata é um título de crédito enquanto a NF é um documento fiscal.
Tendo em vista que a finalidade é a mesma, qual é a diferença entre duplicata e NF? quando emitimos uma NF precisamos emitir uma duplicata também? Ou são coisas distintas?

Resposta Aceita

​A NF é de emissão obrigatória, no momento da venda (fiscalização de impostos).
A Duplicata é um título de crédito que serve como garantia ao vendedor e para cobrar do valor nas vendas a prazo (ou seja, é documento opcional, não é fiscal).

Quando os comerciantes vendem algo a prazo, eles podem emitir a Duplicata na hora e já dar para o comprador assina-lá, reconhecendo a dívida (aceite), ou enviar depois de alguns dias para ele assinar e devolver. Não sendo paga no vencimento, serve para encaminhar a cobrança ao cartório de protesto e cobrar na justiça.
Muitas vezes o comerciante "desconta" as duplicatas no banco, o qual adianta o dinheiro antes do vencimento, cobrando juros por isso.

Hj em dia, apesar de possível, não é mais tão comum emitir duplicatas físicas e pegar assinatura do devedor. Elas são eletrônicas, geradas automaticamente pelos sistemas de cobrança do banco com base no boleto não pago, e encaminhadas eletronicamente para protesto.

Aproximadamente 67% das duplicatas encaminhadas a protesto são pagas no cartório, o qual repassa o dinheiro para o credor no primeiro dia útil - todo procedimento é gratuito em SP. Se não for paga no cartório dentro dos 3 dias, o mesmo efetuará o protesto e entregará a certidão para o credor, bem como encaminhará o CPF/CNPJ do devedor para Serasa, SPC e Central de Protesto.

Cabe ressaltar que nesses casos de duplicata eletrônica, sem assinatura do devedor, o protesto é essencial para a posterior cobrança judicial, caso venha a ser necessário (art. 15, II, da Lei das Duplicatas).

Por fim, como atualmente a maioria das duplicatas não são mais físicas nem assinadas pelo devedor, o vendedor precisa ter em seu poder documentos que comprovem a venda e a entrega da mercadoria, ou a prestação de serviço, conforme o caso (normalmente a nota fiscal e o canhoto assinado comprovando a entrega). Emitir duplicatas fria é crime (art. 172 do Código Penal).

Respostas (4)

Nota Fiscal é um instrumento de fiscalização do governo, ele é a comprovação de pagamento dos tributos envolvidos na transação.

No momento da compra, é emitida, além da Nota Fiscal, a Fatura - a listagem do que foi comprado. Caso o pagamento se dê em momento posterior, o vendedor pode escrever a Duplicata - uma cópia, possivelmente simplificada, da Fatura, assinada por ambas as partes, e guardá-la até a hora de receber o pagamento. Enviar a Duplicata para o cliente significa informar ao cliente que está na hora de pagar. Como a Duplicata foi assinada na hora da venda, ela já é uma confissão de dívida, não tem como negar.

Emissão de duplicata não é 100% exigido por lei, mas acho que todo mundo faz.
A nota fiscal é obrigatória para a entrega de mercadorias ou prestação de serviços, para pagamento dos impostos.
A duplicata tem o efeito de cobrança e aceite do cliente
Alguém tem a resposta para esta pergunta? Pois tenho o mesmo problema.
Tenho um cliente que não quer aceitar meus boletos com a denominação DM porque diz que minha nota fiscal é modelo 1 e não tem duplicata e para isso deveria emitir uma duplicata além da nota fiscal.
Posso fazer isso?

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.