Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Gostaria que alguém me descrevesse as principais atividades desenvolvidas por um assistente de vendas e um analista de credito.

Resposta Aceita

Olá boa tarde,

Não sei se ainda está em tempo mas, segue abaixo alguns descritivos de funções:

Gerente de Crédito e Cobrança
O que faz?
Gerencia a equipe de coordenadores de crédito e cobrança. Controla as metas e resultados. Cria estratégias para atingir os objetivos. Orienta a equipe, desenvolve e analisa relatórios de resultados. Desenvolve campanhas motivacionais e realiza a gestão de pessoas. Acompanha as políticas de crédito e cobrança, avaliando suas sazonalidades.

Coordenador de Crédito e Cobrança
O que faz?
Faz solicitações, autorizações e pagamentos de despesas. Faz devolução de vendas, emissão e conferência de relatório de movimentação do caixa. Coordena divide as tarefas no crediário. Acompanha carteira de cobrança, faz emissão, cancelamento e entrada e saída de notas fiscais.

Analista de Crédito e Cobrança
O que faz?
Acompanha com os bancos as aprovações de limite de crédito e liberação da condição de pagamento, aprovação bancária, emissão de contratos, envio de nota fiscal ao banco e coleta de documentos para análises. Envio de cobranças para pessoa física e jurídica, solicita baixa bancária, sustação de protesto e emissão de carta de anuência.

Assistente de Crédito e Cobrança
O que faz?
Realiza cadastro de clientes, analisa limite de crédito e pesquisa pendências em órgãos de proteção. Controla pagamentos, acompanha faturas em andamento e faz cobrança de valores em aberto

Auxiliar de Crédito e Cobrança
O que faz?
Auxilia na análise e definição de limites para concessão de créditos aos clientes. Realiza processos de cobrança e acompanha inadimplência, a fim de liquidar o débito vencido.

Coordenador de Cobrança
O que faz?
Coordena o departamento de cobrança, estrutura processos para recuperar carteira de inadimplentes e renegociar dívidas e implanta melhorias na política para acompanhar risco de crédito.

Supervisor de Cobrança
O que faz?
Supervisiona as ações de negociação e recuperação de débitos junto aos clientes. Analisa inadimplências de modo a sugerir ações de redução e estratégias de melhoria no processo. Faz a gestão e análise dos relatórios gerenciais, realiza o acompanhamento de produtividade da equipe e desenvolve estratégias para alcançar melhores resultados.

Encarregado de Cobrança
O que faz?
Analisa cadastro de clientes e empresas, realiza o faturamento, cobrança, comissão de agência. Trabalha com boletos de cobranças e nota fiscal e esclarece dúvidas de clientes.

Analista de Cobrança
O que faz?
Analisa operações de cobrança, acompanha o processo de liquidação, localiza pagamentos efetuados, providencia baixa no sistema e identifica pendências. Atualiza o histórico de clientes e confere movimento de extratos.

Assistente de Cobrança
O que faz?
Faz negociações com clientes inadimplentes, cálculo de juros, emissão de boletos, carta de anuência, baixa e liquidação de títulos e devolução de mercadorias. Elabora relatórios referentes a cobranças efetuadas e atrasos existentes, facilitando o acompanhamento e a tomada de decisão.

Auxiliar de Cobrança
O que faz?
Atua no setor de cobrança, com emissão de extrato e conciliação, baixa de títulos, lançamento de tarifas bancárias, controle de inadimplência, envio de e-mail para a equipe de vendas e geração de remessa.

Recuperador de Crédito
O que faz?
Faz cobrança de valores devidos a pessoas físicas e jurídicas, contato com devedores negociando formas de pagamento, análise de títulos e documentos de cobrança, atualiza cadastro e identifica cobranças indevidas.

Operador de Cobrança
O que faz?
Realiza cobrança de pessoa física e jurídica, negocia formas de pagamento e analisa títulos. Registra informações de negociação, controla planilhas e atualiza cadastros.

Respostas (6)

Marcela,
Um Analista de Crédito (especificamente PJ) basicamente analisa contratos e concede ou não um determinado crédito a ser contratado por uma determinada empresa. Dentro desse contexto, várias ações são tomadas por ele.
Trabalho em uma empresa de Telecomunicações e fazemos análise de crédito para PJ. Dentro da nossa política de crédito analisamos o contrato físico enviado através dos nossos parceiros de vendas. Nesse contrato observamos tudo, contrato social (quadro societário, endereço, capital, social) e outras informações pertinentes à empresa que esta contratando o serviço. Alem do contrato, temos o CNPJ (pesquisamos na receita) se esta ativo. O faturamento e outras informações que julgamos necessárias para alimentar ou não o positivo, para que a empresa possa assumir o que esta contratando. Pesquisamos também Serasa, SCI, sites de telefonia fixa para verificarmos o histórico da empresa no mercado. Tentei resumir pra ti, mas basicamente um Analista tem que decidir com fatos quantitativos, qualitativos e subjetivos se a empresa que esta contratando o serviço ou produto, tem condições de assumir aquele valor.
Basicamente seria isto e espero ter te ajudado.
Abraço
Analista de crédito, o nome já diz. Tem que saber analisar um crédito para cada tipo de cliente. Mas, também tem outras funções como: cobrança, arquivo, saber se relacionar com os clientes, ter um acompanhamento, para cada vez mais resolver e atender a necessidade do cliente. E acima de tudo, falar bem claro e com sinceridade com o cliente, não tente enrolar e resolva logo o problema ou analise o mais rápido que puder a abertura do crédito, pois, tem vários clientes que desistem de abrir um cadastro por causa da demora das empresas em analisar um credito.
Gostaria que alguém me descrevesse as principais atividades desenvolvidas por um analista de cobrança e como fazê-las.
Gostaria de contar com o apoio dos colegas para receber informações sobre as principais atribuições do encarregado do setor de Cadastro, Credito e Cobrança.

Antecipo agradecimentos.
Olá, amigos!

Sou novo no forum, mas, já trabalho com crédito há 5 anos.

Porém surgiu uma nova oportunidade de trabalho, onde o cargo é de analista de crédito e cobrança, no entanto, nao sei extamente qual o papel de um analista de cobrança.

Assim, peço à vocês uma ajuda, no que diz respeito às atribuições do cargo.

Obrigado.

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.