Gostaria que alguém me descrevesse as principais atividades desenvolvidas por um assistente de vendas e um analista de credito.

CONTEÚDO VIP

RECEBA NO SEU E-MAIL AS DICAS, PLANILHAS, CHECKLISTS, MODELOS E VÍDEOS EXCLUSIVOS PARA OS PROFISSIONAIS DE CRÉDITO E COBRANÇA!

captcha  

Respostas (6)
  • Melhor Resposta

    Quarta, 22 Agosto 2007, 04:48 PM - #permalink
    Marcela,
    Um Analista de Crédito (especificamente PJ) basicamente analisa contratos e concede ou não um determinado crédito a ser contratado por uma determinada empresa. Dentro desse contexto, várias ações são tomadas por ele.
    Trabalho em uma empresa de Telecomunicações e fazemos análise de crédito para PJ. Dentro da nossa política de crédito analisamos o contrato físico enviado através dos nossos parceiros de vendas. Nesse contrato observamos tudo, contrato social (quadro societário, endereço, capital, social) e outras informações pertinentes à empresa que esta contratando o serviço. Alem do contrato, temos o CNPJ (pesquisamos na receita) se esta ativo. O faturamento e outras informações que julgamos necessárias para alimentar ou não o positivo, para que a empresa possa assumir o que esta contratando. Pesquisamos também Serasa, SCI, sites de telefonia fixa para verificarmos o histórico da empresa no mercado. Tentei resumir pra ti, mas basicamente um Analista tem que decidir com fatos quantitativos, qualitativos e subjetivos se a empresa que esta contratando o serviço ou produto, tem condições de assumir aquele valor.
    Basicamente seria isto e espero ter te ajudado.
    Abraço
    A resposta está atualmente minimizada Mostrar
  • Melhor Resposta

    Quinta, 23 Agosto 2007, 02:28 PM - #permalink
    Analista de crédito, o nome já diz. Tem que saber analisar um crédito para cada tipo de cliente. Mas, também tem outras funções como: cobrança, arquivo, saber se relacionar com os clientes, ter um acompanhamento, para cada vez mais resolver e atender a necessidade do cliente. E acima de tudo, falar bem claro e com sinceridade com o cliente, não tente enrolar e resolva logo o problema ou analise o mais rápido que puder a abertura do crédito, pois, tem vários clientes que desistem de abrir um cadastro por causa da demora das empresas em analisar um credito.
    A resposta está atualmente minimizada Mostrar
  • Melhor Resposta

    Terça, 24 Março 2009, 12:07 PM - #permalink
    Gostaria que alguém me descrevesse as principais atividades desenvolvidas por um analista de cobrança e como fazê-las.
    A resposta está atualmente minimizada Mostrar
  • Melhor Resposta

    Mario Maia
    Mario Maia
    Offline
    Domingo, 06 Setembro 2009, 07:11 PM - #permalink
    Gostaria de contar com o apoio dos colegas para receber informações sobre as principais atribuições do encarregado do setor de Cadastro, Credito e Cobrança.

    Antecipo agradecimentos.
    A resposta está atualmente minimizada Mostrar
  • Melhor Resposta

    Segunda, 14 Dezembro 2009, 04:55 PM - #permalink
    Olá, amigos!

    Sou novo no forum, mas, já trabalho com crédito há 5 anos.

    Porém surgiu uma nova oportunidade de trabalho, onde o cargo é de analista de crédito e cobrança, no entanto, nao sei extamente qual o papel de um analista de cobrança.

    Assim, peço à vocês uma ajuda, no que diz respeito às atribuições do cargo.

    Obrigado.
    A resposta está atualmente minimizada Mostrar
  • Melhor Resposta

    Segunda, 16 Maio 2016, 02:18 PM - #permalink
    Olá boa tarde,

    Não sei se ainda está em tempo mas, segue abaixo alguns descritivos de funções:

    Gerente de Crédito e Cobrança
    O que faz?
    Gerencia a equipe de coordenadores de crédito e cobrança. Controla as metas e resultados. Cria estratégias para atingir os objetivos. Orienta a equipe, desenvolve e analisa relatórios de resultados. Desenvolve campanhas motivacionais e realiza a gestão de pessoas. Acompanha as políticas de crédito e cobrança, avaliando suas sazonalidades.

    Supervisor de Cobrança
    O que faz?
    Supervisiona as ações de negociação e recuperação de débitos junto aos clientes. Analisa inadimplências de modo a sugerir ações de redução e estratégias de melhoria no processo. Faz a gestão e análise dos relatórios gerenciais, realiza o acompanhamento de produtividade da equipe e desenvolve estratégias para alcançar melhores resultados.

    Assistente de Crédito e Cobrança
    O que faz?
    Realiza cadastro de clientes, analisa limite de crédito e pesquisa pendências em órgãos de proteção. Controla pagamentos, acompanha faturas em andamento e faz cobrança de valores em aberto

    Auxiliar de Cobrança
    O que faz?
    Atua no setor de cobrança, com emissão de extrato e conciliação, baixa de títulos, lançamento de tarifas bancárias, controle de inadimplência, envio de e-mail para a equipe de vendas e geração de remessa.

    Analista de Cobrança
    O que faz?
    Analisa operações de cobrança, acompanha o processo de liquidação, localiza pagamentos efetuados, providencia baixa no sistema e identifica pendências. Atualiza o histórico de clientes e confere movimento de extratos.

    Recuperador de Crédito
    O que faz?
    Faz cobrança de valores devidos a pessoas físicas e jurídicas, contato com devedores negociando formas de pagamento, análise de títulos e documentos de cobrança, atualiza cadastro e identifica cobranças indevidas.

    Coordenador de Cobrança
    O que faz?
    Coordena o departamento de cobrança, estrutura processos para recuperar carteira de inadimplentes e renegociar dívidas e implanta melhorias na política para acompanhar risco de crédito.

    Coordenador de Crédito e Cobrança
    O que faz?
    Faz solicitações, autorizações e pagamentos de despesas. Faz devolução de vendas, emissão e conferência de relatório de movimentação do caixa. Coordena divide as tarefas no crediário. Acompanha carteira de cobrança, faz emissão, cancelamento e entrada e saída de notas fiscais.

    Encarregado de Cobrança
    O que faz?
    Analisa cadastro de clientes e empresas, realiza o faturamento, cobrança, comissão de agência. Trabalha com boletos de cobranças e nota fiscal e esclarece dúvidas de clientes.

    Operador de Cobrança
    O que faz?
    Realiza cobrança de pessoa física e jurídica, negocia formas de pagamento e analisa títulos. Registra informações de negociação, controla planilhas e atualiza cadastros.

    Analista de Crédito e Cobrança
    O que faz?
    Acompanha com os bancos as aprovações de limite de crédito e liberação da condição de pagamento, aprovação bancária, emissão de contratos, envio de nota fiscal ao banco e coleta de documentos para análises. Envio de cobranças para pessoa física e jurídica, solicita baixa bancária, sustação de protesto e emissão de carta de anuência.

    Assistente de Cobrança
    O que faz?
    Faz negociações com clientes inadimplentes, cálculo de juros, emissão de boletos, carta de anuência, baixa e liquidação de títulos e devolução de mercadorias. Elabora relatórios referentes a cobranças efetuadas e atrasos existentes, facilitando o acompanhamento e a tomada de decisão.

    Auxiliar de Crédito e Cobrança
    O que faz?
    Auxilia na análise e definição de limites para concessão de créditos aos clientes. Realiza processos de cobrança e acompanha inadimplência, a fim de liquidar o débito vencido.

    Recuperador de Crédito
    O que faz?
    Faz cobrança de valores devidos a pessoas físicas e jurídicas, contato com devedores negociando formas de pagamento, análise de títulos e documentos de cobrança, atualiza cadastro e identifica cobranças indevidas.
    A resposta está atualmente minimizada Mostrar
Sua Resposta

 

Curso Analise de Crédito

 

Curso de Cobrança

Parabéns! O site é muito útil na minha profissão. Trabalho em uma factoring, e uma ferramenta a mais é sempre importante.

Tania Saraiva 01/02/2009

Olá! Achei este site no Google e achei demais! Muito bom mesmo! Precisava de uma duplicata em branco, e “nossa!”, vocês facilitaram e muito a mi...

Débora Ribeiro 10/11/2011

Vocês são 10... ou melhor 1000... Muito obrigada pela ajuda de sempre. Parabéns pelo trabalho!

Ana Lúcia 01/07/2010

Indique um amigo