Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Olá! bom dia à todos!

Como faço para calcular limite de crédito dos clientes?

Respostas (3)

Prezada Fabiana, boa tarde!

Para pessoa física sugiro 40% da renda bruta ou 30% da renda liquida, fora as demais verificações de crédito e cadastral.

Para pessoa jurídica não existe uma fórmula correta, porém, depende do porte da empresa que você trabalha, o valor dos produtos vendidos/fabricados e os prazos de pagamento praticados, quanto menos prazo mas rotatividade no limite de crédito, um limite menor atende, quanto mais prazo menos rotatividade, ou seja, um limite menor também não atende.

Face ao exposto, analise a situação financeira do cliente e defina através da consulta serasa/equifax, referência comercial e pergunte ao cliente o que ele sugere de acordo com a pretensão com o comércio dos seus produtos.

Avalie o capital social da empresa, tempo no mercado e balanço patrimonial + DRE.

Esses são alguns fatores que envolvem um cálculo de limite de crédito, porém, é o analista que determina o teto máximo de concessão de crédito, portanto, esteja preparada.

Espero ter ajudado,

Att,
Thiago Fernandes Nogueira
Especialista em Crédito e Gestão de Risco
Bom dia,

O cálculo do limite de crédito tem que partir da coerência com o ramo da sua empresa e objeto social juntamente com o volume de vendas médias.
Deve-se analisar um conjunto de informações, tempo de mercado da empresa analisada, capital social, hábito de pagamentos, volume de vendas, fontes de financiamento, referências no mercado e etc...

Com base no exposto chega-se a um denominador comum, um exemplo de variável: por que conceder um crédito de 20.000,00 para uma empresa que atenda todos os requisitos acima sendo que o capital social dela é apenas 1.000,00 (incoerente).

Att,
Thiago Fernandes Nogueira
Especialista em Crédito e Gestão de Risco
Boa noite !

Tenho um pouco mais de 2 anos de experiencia sobre concessão de crédito e julgo as seguintes informações:

1º CNPJ/CPF - Consulto junto ao serasa e se for o caso vejo se o possivel cliente tem alguma pendencia judicial.

2º Peço nome três empresas para passar referencias comerciais atuais e se possível uma de minha cidade, pois trabalho atendendo outros estados, meu ramo é "Marmoraria".

3º Com o nome das empresas referencias consigo obter informações sobre o cliente como data de cadastro, valor da 1º compra, data e forma de pagamento, pergunto o valor da maior e anoto essas mesmas informações e peço a ultima também.

4º Depois de todos as informações em mãos faço a soma dos valores e faço a divisão, assim consigo uma media de compra.

Obs.: Dependendo do possível tomator do crédito as informações podem ser forjadas, é bom trabalhar com muita atenção, sempre trabalhe com o minimo e nunca foque em apenas um cliente, devido ao risco de inadimplência nas liquidações das dividas.


Boa noite.
Diôgo Pereira
Gerente Adm/Financeiro

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma resposta
Você precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.