Perguntas e Respostas de Crédito e Cobrança

Fórum de discussão para profissionais de crédito e cobrança.

Por motivos que não sei como explicar. A pessoa que trabalhava no meu departamento financeiro retirou alguns clientes devedores dos órgãos SPC e Serasa, os mesmos ainda não tinham 3 anos de dívida. Posso inclui los novamente e cobrar a mesma dívida até dar os 5 anos como determina a lei? Ou seria ilegal já que uma fez fora incluídos ?

Resposta Aceita

Olá, Sara!

Você pode incluir novamente a dívida, pois, o devedor não fez o pagamento e não possui qualquer comprovante de quitação da dívida.

O importante é exatamente o prazo limite de 5 anos à contar do vencimento da dívida. Este é o período máximo em que a informação restritiva pode ser mantida no banco de dados dos serviços de proteção ao crédito (Serasa, Boa Vista, SPC, etc).

A negativação é mais simples de gerenciar. Se fosse um protesto em cartório o problema seria muito mais grave...

Grande abraço!

Dr. Denis Siqueira
Conheça também os meus cursos online:
https://www.creditoecobranca.com/images/banners/curso-avancado-de-cobranca-120.png https://www.creditoecobranca.com/images/banners/curso-formacao-de-analistas-de-credito-120.png


.

Respostas (1)

Envie sua Resposta

Faça login para postar uma respostaVocê precisa estar logado para poder postar uma resposta. Entre usando o formulário à direita ou registe-se se você é novo aqui.